[Resenha] Uma Lista (Quase) Definitiva de Piores Medos

 

Título: Uma Lista (quase) Definitiva de Piores Medos
 Autora: Krystal Sutherland | Editora: Alt | Páginas: 300 | Ano: 2020  
Recebido em parceria com a editora

Olá!!!

Nossa resenha de hoje é desse livro recebido em parceria com a Editora Alt e que foi uma grata surpresa para mim e confesso que não será fácil colocar no papel tudo que senti durante a leitura.

A família Solar é feita de medos, estes devido a uma "maldição" colocada quando o avô de Esther supostamente conheceu o homem que dizia ser a Morte. E são medos que fazem com que todos sofram consequências. 

O avô tem medo de água, o pai tem agorafobia e vive há seis anos no porão da casa, a mãe teme o azar e o irmão evita a todo custo a escuridão. Esther ainda não sabe qual é o seu grande medo, por isso criou uma lista do que seria preciso evitar. 

Porém, ela reencontra Jonah Smallwood, um antigo crush. E de uma forma um tanto inusitada, ele acaba tomando posse dessa lista. E é a partir dai que ele propõe à Esther enfrentar cada um dos itens da lista.



Eu comecei essa leitura de forma bastante despretensiosa e confesso que não esperava o tanto de temas fortes e importantes que seriam abordados. 

Aqui vamos acompanhar o desenrolar de um relacionamento lindo!!! No entanto, a leitura não é somente isso, vai muito além. Cada personagem é bem desenvolvido e cada um carrega seu próprio drama. Quando pensava que Jonah seria a salvação de Esther, não imaginei o que ele mesmo carregava em suas costas. E como senti quando soube. 

O tempo todo ela achou que ele a estivesse salvando, mas agora ela via que, na verdade, eles estavam salvando um pouquinho um ao outro.

Uma narrativa sensível, delicada, e posso dizer que traz leveza também, apesar dos temas fortes que aborda, como a depressão e a violência doméstica. É sem sombra de dúvida, uma leitura necessária, pois pode acontecer com qualquer um ou por alguém muito próximo. E muitas vezes deixamos passar. 

Outra questão que gostaria de destacar é que há um ponto da história que caminha entre o real e o fantasioso, e o interessante é que aqui cabe a nós tirarmos nossas próprias conclusões. Além desse toque meio sobrenatural, há uma parte divertida, com direito a insultos shakespearianos e referência à cultura pop. 



Eu simplesmente tive uma imensidão de sentimentos durante a leitura, principalmente no que diz respeito a encararmos nossos medos e a doação de amor e atenção que está ao alcance de qualquer um para com o seu próximo.

Uma história com uma mensagem poderosa! E que vale muito a pena ser lida!


"Tudo que você quer está do outro lado do medo."


⚠️: ansiedade, doenças mentais, violência doméstica, automutilação e suicídio.





9 comentários

  1. Oi Fê, tudo bem?
    Adorei poder conferir a sua resenha e fiquei curiosa demais sobre essa leitura. Parabéns pelas palavras. Você soube bem como descrever suas impressões.. Imagino mesmo que seja repleto de sentimentos, e eu adoro leituras nesse estilo. Fiquei curiosa sobre o desenvolvimento dos personagens. Já inclui na lista de desejados!
    Beijos, Fê
    http://modoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e te deixou curiosa. É uma leitura que traz bons sentimentos e eu recomendo demais. obrigada.

      Excluir
  2. Eu sou muito fã de livros que além de contarem uma história nos fazem refletir sobre o assunto.Esse estilo de escrita é muito atraente.Sua resenha deixa a gente mais interessada em ler o livro,j´pa anotei a indicação,obrigada,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! Essa é uma leitura que nos envolve demais e tomara que você tanto quanto eu gostei

      Excluir
  3. Eu fiquei encantada pela história, é do tipo que eu gosto. Sua resenha ficou incrível, só me deixou com vontade de ver o desfecho dela.
    Amei o post ♥

    ResponderExcluir
  4. A história é bastante interessante, o medo é um sentimento que temos que vencer, não podemos ser cativo do medo, gostei muito da sua resenha bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Traz uma mensagem muito linda e importante sobre nossos medos. Vale a pena conferir!

      Excluir
  5. Oi
    Eu adorei a sugestao de livro 🙃 não conhecia o trabalho da autora

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!