[Resenha] Uma Lista (Quase) Definitiva de Piores Medos

 

Título: Uma Lista (quase) Definitiva de Piores Medos
 Autora: Krystal Sutherland | Editora: Alt | Páginas: 300 | Ano: 2020  
Recebido em parceria com a editora

Olá!!!

Nossa resenha de hoje é desse livro recebido em parceria com a Editora Alt e que foi uma grata surpresa para mim e confesso que não será fácil colocar no papel tudo que senti durante a leitura.

A família Solar é feita de medos, estes devido a uma "maldição" colocada quando o avô de Esther supostamente conheceu o homem que dizia ser a Morte. E são medos que fazem com que todos sofram consequências. 

O avô tem medo de água, o pai tem agorafobia e vive há seis anos no porão da casa, a mãe teme o azar e o irmão evita a todo custo a escuridão. Esther ainda não sabe qual é o seu grande medo, por isso criou uma lista do que seria preciso evitar. 

Porém, ela reencontra Jonah Smallwood, um antigo crush. E de uma forma um tanto inusitada, ele acaba tomando posse dessa lista. E é a partir dai que ele propõe à Esther enfrentar cada um dos itens da lista.



Eu comecei essa leitura de forma bastante despretensiosa e confesso que não esperava o tanto de temas fortes e importantes que seriam abordados. 

Aqui vamos acompanhar o desenrolar de um relacionamento lindo!!! No entanto, a leitura não é somente isso, vai muito além. Cada personagem é bem desenvolvido e cada um carrega seu próprio drama. Quando pensava que Jonah seria a salvação de Esther, não imaginei o que ele mesmo carregava em suas costas. E como senti quando soube. 

O tempo todo ela achou que ele a estivesse salvando, mas agora ela via que, na verdade, eles estavam salvando um pouquinho um ao outro.

Uma narrativa sensível, delicada, e posso dizer que traz leveza também, apesar dos temas fortes que aborda, como a depressão e a violência doméstica. É sem sombra de dúvida, uma leitura necessária, pois pode acontecer com qualquer um ou por alguém muito próximo. E muitas vezes deixamos passar. 

Outra questão que gostaria de destacar é que há um ponto da história que caminha entre o real e o fantasioso, e o interessante é que aqui cabe a nós tirarmos nossas próprias conclusões. Além desse toque meio sobrenatural, há uma parte divertida, com direito a insultos shakespearianos e referência à cultura pop. 



Eu simplesmente tive uma imensidão de sentimentos durante a leitura, principalmente no que diz respeito a encararmos nossos medos e a doação de amor e atenção que está ao alcance de qualquer um para com o seu próximo.

Uma história com uma mensagem poderosa! E que vale muito a pena ser lida!


"Tudo que você quer está do outro lado do medo."


⚠️: ansiedade, doenças mentais, violência doméstica, automutilação e suicídio.





15 comentários

  1. Oi Fê, tudo bem?
    Adorei poder conferir a sua resenha e fiquei curiosa demais sobre essa leitura. Parabéns pelas palavras. Você soube bem como descrever suas impressões.. Imagino mesmo que seja repleto de sentimentos, e eu adoro leituras nesse estilo. Fiquei curiosa sobre o desenvolvimento dos personagens. Já inclui na lista de desejados!
    Beijos, Fê
    http://modoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e te deixou curiosa. É uma leitura que traz bons sentimentos e eu recomendo demais. obrigada.

      Excluir
  2. Eu sou muito fã de livros que além de contarem uma história nos fazem refletir sobre o assunto.Esse estilo de escrita é muito atraente.Sua resenha deixa a gente mais interessada em ler o livro,j´pa anotei a indicação,obrigada,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!! Essa é uma leitura que nos envolve demais e tomara que você tanto quanto eu gostei

      Excluir
  3. Eu fiquei encantada pela história, é do tipo que eu gosto. Sua resenha ficou incrível, só me deixou com vontade de ver o desfecho dela.
    Amei o post ♥

    ResponderExcluir
  4. A história é bastante interessante, o medo é um sentimento que temos que vencer, não podemos ser cativo do medo, gostei muito da sua resenha bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Traz uma mensagem muito linda e importante sobre nossos medos. Vale a pena conferir!

      Excluir
  5. Oi
    Eu adorei a sugestao de livro 🙃 não conhecia o trabalho da autora

    ResponderExcluir
  6. Ao ler a sua resenha pensei em quanta coisa deixei de fazer por causa do medo. Portanto, essa leitura é uma ótima sugestão, obrigada. Vou memorizar esta frase: "Tudo que você quer está do outro lado do medo."

    ResponderExcluir
  7. Olá Fê,

    Sou apaixonada por histórias que nos fazem sentir muitas coisas durante a leitura. O fato de ser uma obra que traz muitos temas fortes também me interessa, pois essas narrativas um pouco mais densas sempre me conquistam. Também gostei de saber que passeia entre o real e o fantasioso, pois esse é outro ponto que me deixa curiosa. Adorei conferir a resenha, me deixou querendo conhecer a narrativa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiee minha linda! Eu não conhecia esse livro, mas gostei bastante de saber um pouquinho da trama e que nos chama a refletir sobre temas importantes. Achei lindas as fotos que tirou.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫💙

    ResponderExcluir
  9. Enfrentar cada um dos itens da lista é um grande desafio. A lista vai fazer com que muitos descubram os seus piores pesadelos, acabou por ser muito mais, quase um guia, um aviso ... um incentivo para ver as coisas como realmente são, para ajudar quem tem medo e vencer o seu medo. Sim, porque se a pessoa se esconde atrás de seus medos, tudo o que fará é cair na armadilha, somos nós que fortalecemos o medo. Acabamos com nossos medos e lutamos contra esse mal.

    ResponderExcluir
  10. A sensibilidade da escrita com certeza irá me envolver porque eu adoro esse tipo de narrativa. Já coloquei na lista e espero gostar tanto quanto você gostou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Fê,
    quem vê essa capa fofinha em tom pastel nem imagina a profundidade da história que se passa por trás dela, eu pelo menos não imaginei. Confesso que julguei esse livro pela capa e descartei a leitura por achar que se tratava de algo mais raso do que realmente é, por isso estou feliz de ter lido sua resenha, sem dúvidas despertou meu interesse para essa história que vou tentar ler em algum momento ao longo desse ano.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!