[Resenha] Hi-Merimã – A Floresta Sombria


Hi-Merimã – A Floresta Sombria

Marcelo Pereira
Scortecci Editora | 2020 | 148 páginas
Recebido em parceria com a editora

Olá, leitores!!!

Hoje venho falar dessa obra maravilhosa que recebi em parceria a Scortecci Editora e que foi gentilmente cedida pelo autor.

Nowa é um garoto indígena que nasceu no coração de Hi-Merimã, a maior floresta tropical do planeta. Devido a um acontecimento, o pequeno não chegou a conhecer seus  pais, ele foi encontrado dentro de uma vitória-régia e criado por uma onça pintada, Rajara.

Hi-Merimã era o lar de um décimo de todas as espécies de animais e vegetais da Terra. A mata era extensa e de uma beleza sem igual, mas também era sombria e com muitos perigos. 

Nowa foi rejeitado por sua tribo, os Aruak. Estes o achavam um estranho por entender a linguagem dos animais e por ter sido criado por uma onça. E, ainda o culpavam pela eminente morte do rio Yanomami. 

Só que a floresta corre ainda mais perigo com a chegada dos Lennos, os homens brancos, e todos estão preocupados. Nowa, é corajoso e quer ganhar o respeito de sua tribo, além de limpar a honra de seus pais e assim, ele aceita a missão de salvar o grande rio.

Juntamente com uma onça-negra, uma doninha, uma ararajuba e uma harpia, Nowa parte para uma grande e perigosa aventura pelas regiões mais extremas do continente, em busca de alguns elementos que trariam a salvação.


Nessa noite se cumpriu uma parte da profecia mostrada em figuras nas cavernas sagradas: onde uma doninha, uma harpia, um jaguar, uma ararajuba e uma criança nativa entregariam seus destinos a favor de nossa terra. 



O livro traz uma história emocionante de amor, respeito e preservação a natureza e a vida. O enredo é envolvente, com um cenário fascinante e traz várias referências à floresta Amazônica. Contando  ainda, com outros elementos intrigantes, como seres místicos, a cultura indígena, a vida selvagem e o folclore brasileiro. 

Durante a leitura somos transportados pelas florestas de nosso país e fica impossível não imaginar a beleza e sentir todo mistério do ambiente. Além de todo diálogo, muito bem construído,  entre os personagens e que nos proporciona informações enriquecedoras da importância e necessidade de conservação da fauna e da flora. 

O livro é curto e a leitura é rápida. Porém a mensagem é grandiosa e muito válida.


A vida selvagem tem diversas maneiras de consertar um erro e surpreender os habitantes da terra. 

Leitura necessária e mais que indicada para os apaixonados pela natureza.


Um comentário

  1. Que linda a sua resenha! Parece ser um livro bem emocionante. Esses dias mesmo estava comentando com um amiga leitora que não víamos muitos livros com indígenas e etc.
    #dicaanotada
    Beijos,
    Paloma Viricio 💋

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!