[Resenha] Meu Amigo Dahmer

MEU AMIGO DAHMER

Autor: Derf Backderf | Ano: 2017 | Páginas: 288
Editora: DarkSide | Skoob


E se seu colega de classe fosse um serial killer?

Meu Amigo Dahmer é uma graphic novel lançada pela DarkSide numa edição linda e muito caprichada. A primeira HQ pela coleção Crime Scene!

Derf Backderf, descreve como foi conviver no ensino médico com ninguém menos que o "canibal de Milwaukee", como Jeffrey Dahmer ficou conhecido, após matar, desmembrar e comer 17 jovens.

Derf conta que conheceu Dahmer na sétima série na década de 70 e o descreve como um garoto estranho, perturbado, excluído e totalmente negligenciado pelos pais e professores. Desde cedo tinha uma fixação por dissecar animais mortos, possuía o desejo  sexual por um rapaz que via correr perto de sua casa, pensamentos necrófilos. Passou pela solidão de amigos, pelo divórcio dos pais e pelo alcoolismo. A fuga na bebida não adiantou, o abismo continuava a sua frente.

“(…) a casa dos Dahmer dava para uma rodovia íngreme que não era segura para andar de bicicleta nem caminhar. Tudo que se via da rua era a fachada vazia, como se a casa em si espelhasse o isolamento de Jeff.”

Todos sabiam que havia algo de errado, mas ninguém questionou até onde tudo poderia chegar. Foi  pensando nisso que Derf procurou por cadernos antigos, desenhos, álbuns, arquivos e toda fonte de informação sobre seu colega de classe, traçando assim, uma linha de eventos desoladora. 



Eu acredito que uma das questões levantadas pela graphic é saber se há como identificar os traços de uma mente doentia quando ela ainda está despertando. É possível?

Pelo relato do autor é nítido que todos os sinais estavam ali e ninguém foi capaz de fazer nada. Os amigos poderiam? Não sei, eram apenas crianças. E os responsáveis? Onde estavam  enquanto Dahmer gritava por socorro? Esta é a questão que sempre vai ficar, se ele tivesse tido essa atenção, as coisas teriam sido diferentes? Também não sei.

Não acho que a intenção do autor foi justificar os atos feitos por Dahmer ou mesmo criar empatia, não tem como. Mas  talvez, servir de alerta para que possamos ter um trato melhor com as pessoas, sejam elas portadoras de problemas psíquicos ou não.

"Naquela noite lá em Ohio, naquela noite impulsiva. Desde então, nada foi normal. Esse tipo de coisa permanece pela vida inteira. Depois do que aconteceu, pensei que ia tentar viver da forma mais normal possível, deixar aquilo enterrado. Mas coisas assim não ficam debaixo da terra." – Jeff Dahmer


O livro está dividido em cincos partes, que vai desde o dia que o autor notou Dahmer, até o da última vez que ele foi visto por um de seus colegas.  Ao final, são dadas todas as fontes que utilizou para a cronologia dos fatos, como também um material extra. Fotos reais, rascunhos de desenhos e até mesmo o anuário da escola. 

“Este é o grand finale de uma vida desperdiçada, e o resultado é uma depressão arrasadora (…) Uma vida doente, patética, desgraçada: isso e nada mais. ” – Jeff Dahmer.

Sendo que essa foi a primeira graphic novel lançada pela DarkSide, está perfeita e com a qualidade já conhecida da editora. Gostei muito do trabalho do autor, do modo como ele equilibra a narrativa apenas com o preto e branco, o que deixou uma atmosfera mais sombria e pela sensação de um certo silêncio em alguns quadrinhos, o que me sentir um pouco do vazio da vida de Dahmer.


Jeffrey Dahmer assassinou 17 jovens de forma cruel, envolvendo estupro, necrofilia e canibalismo, durante os anos de 1978 e 1991. Aos 31 anos ele foi preso e alegou insanidade. Após três anos de sua prisão, ele foi morto por outro detendo. 

Aqui é só o início de sua vida...



Esta também foi a primeira leitura feita pelo  Darkside Readers Team, nosso Clube de Leitura dos livros da DarkSide Books. Projeto idealizado por mim e pelos queridos amigos e parceiros: Amanda, do Blog Sobre a Leitura, a Ana, do Café com Leitura e o Gustavo, do Leitura Enigmática


E para saber mais sobre a vida Jeffrey Dahmer recomendo a série Mentes Diabólicas do Canal Freak TV e também o livro Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel, da Ilana Casoy, pela DarkSide.






5 comentários

  1. Uau! Nunca li uma HQ, sei lá, sempre achei infantilizado. Essa parece quebrar o meu (pre)-conceito sobre o gênero.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis ler esse livro! Acho a história do Jeffrey impressionante e macabra ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. Qieria ter lido com vocês, adorei a resenha e as fotos ♡♡♡

    ResponderExcluir
  4. Conheço a história do Jeffrey Dahmer, e acho uma das mais assustadoras de true crime que existe. Tudo que ele fez, para a gigantesca maioria das pessoas, extrapola qualquer limite de maldade.
    Tenho muita vontade de ler essa HQ, inclusive seu post me lembrou que preciso colocá-la na minha wishlist :)

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!