
O MÉDICO E O MONSTRO - O estranho caso do dr. Jekyll e sr. Hyde
Autor: Robert Louis Stevenson | Ano: 2015 | Páginas: 160
Penguin - Companhia das Letrras | Skoob
Oiee!!
Um dos desafios que estou participando esse ano é o #PenguimCompanhia2019, cuja proposta é ler dez clássicos em um ano. Para esse mês eu escolhi O médico e o monstro, na categoria um clássico assustador.
Lançado em 1886, a história se passa em Londres e é uma mistura de terror gótico e psicológico, sendo um terror mais moderno e científico.
O enredo gira em torno do respeitado médico Henry Jekyll e sua relação conturbada com o misterioso Edward Hyde. Quem narra a história é Utterson, advogado do médico, que fica abismado após seu cliente deixar toda sua herança para um desconhecido.
(…) o homem é uma mera sociedade de múltiplos habitantes, incongruentes e independentes entre si.
Hyde é um ser pavoroso e abominável, no entanto, possui passe livre na casa de Jekyll, o que intriga Utterson. Diante disso e de alguns acontecimentos, que levam Hyde como criminoso, o advogado resolve investigar o motivo pelo qual uma pessoa tão digna como o médico pode defender alguém tão inescrupuloso.
Ele me olhou quando entrei, soltou uma espécie de grito e disparou escada acima para o gabinete. Só o vi por um minuto, meu senhor, mas meus cabelos ficaram em pé como espinhos de ouriço.
A trama é relativamente simples e, apesar de um livro pequeno e não possuir muitos personagens, nem reviravoltas mirabolantes, o enredo possui um mistério sombrio que prende o leitor, mesmo diante do final já previsível. Outro fator positivo é que sendo uma obra curta, as coisas não demoram a acontecer, sempre tem algo sendo explorado e dando rumo ao andamento a história.
Além de trazer claras criticas à sociedade e alguns campos da ciência, o ponto alto é o eterno embate entre o bem e o mal, conflito enfrentado desde sempre pelo ser humano. É dada a possibilidade de sermos tudo aquilo que não somos, sem pudor e sem empatia com o próximo. O que nos leva a refletir.
Aquela criatura vinda do inferno não tinha nada de humano.
Sem dúvida uma história interessante e repleta de questionamentos.
E aí? Já leu?? O que achou? Conta pra gente!!
Pelo que li, parece-me um livro muito interessante. :))
ResponderExcluirHoje:- És a bebida que sorvo em mar deserto.
Bjos
Votos de uma óptima Sexta - Feira
Tenho muita curiosidade de ler esse clássico da literatura. Todo mundo fala que está história traz uma nova ótica para a percepção que temos sobre o bem e o mal. sua resenha ficou linda! Amei. Beijos.
ResponderExcluirAdorei a resenha! Já li outras obras do autor Robert Louis Stevenson, inclusive essa. Uma das minhas favoritas é a "Ilha do Tesouro."
ResponderExcluirNao conhecia o autor mas eu achei a premissa desse livro mt interessante!
ResponderExcluirUau que resenha maravilhosa, já amei a edição e coloquei na lista.
ResponderExcluirA premissa é muito atrativa ♥
Estou com esse livro pra ler na estante e agora quero muito conhecer essa estória. Estava com um pouco de medo porque não tenho costume de ler estórias de terror mas pelo que você disse eu vou gostar!
ResponderExcluirBeijos :*
Eu acho este projeto o máximo! Ótima oportunidade para ler os clássicos!
ResponderExcluirNão li ainda, mas este quero muito ler, está na minha lista também.
Depois te conto.
Adorei a resenha e as fotos!
Beijos
Claudia