[Resenha] O Médico e o Monstro


O MÉDICO E O MONSTRO - O estranho caso do dr. Jekyll e sr. Hyde

Autor: Robert Louis Stevenson | Ano: 2015 | Páginas: 160
Penguin - Companhia das Letrras | Skoob


Oiee!!

Um dos desafios que estou participando esse ano é o #PenguimCompanhia2019, cuja proposta é ler dez clássicos em um ano. Para esse mês eu escolhi O médico e o monstro,  na categoria um clássico assustador.

Lançado em 1886, a história se passa em Londres e é uma mistura de terror gótico e psicológico, sendo um terror mais moderno e científico. 

O enredo gira em torno do respeitado médico Henry Jekyll  e sua relação conturbada com o misterioso Edward Hyde. Quem narra a história é Utterson, advogado do médico, que fica abismado após seu cliente deixar toda sua herança para um desconhecido.


(…) o homem é uma mera sociedade de múltiplos habitantes, incongruentes e independentes entre si.




Hyde é um ser pavoroso e abominável, no entanto, possui passe livre na casa de Jekyll, o que intriga Utterson. Diante disso e de alguns acontecimentos, que levam Hyde como criminoso, o advogado resolve investigar o motivo pelo qual uma pessoa tão digna como o médico pode defender alguém tão inescrupuloso.

Ele me olhou quando entrei, soltou uma espécie de grito e disparou escada acima para o gabinete. Só o vi por um minuto, meu senhor, mas meus cabelos ficaram em pé como espinhos de ouriço.

A trama é relativamente simples e, apesar de um livro pequeno e não possuir muitos personagens, nem reviravoltas mirabolantes, o enredo possui um mistério sombrio que prende o leitor, mesmo diante do final já previsível. Outro fator positivo é que sendo uma obra curta, as coisas não demoram a acontecer, sempre tem algo sendo explorado e dando rumo ao andamento a história.



Além de trazer claras criticas à sociedade e alguns campos da ciência, o ponto alto é o eterno embate entre o bem e o mal, conflito enfrentado desde sempre pelo ser humano. É dada a possibilidade de sermos tudo aquilo que não somos, sem pudor e sem empatia com o próximo. O que nos leva a refletir.

Aquela criatura vinda do inferno não tinha nada de humano.

Sem dúvida uma história interessante e repleta de questionamentos.


E aí? Já leu?? O que achou? Conta pra gente!!







7 comentários

  1. Pelo que li, parece-me um livro muito interessante. :))

    Hoje:- És a bebida que sorvo em mar deserto.

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita curiosidade de ler esse clássico da literatura. Todo mundo fala que está história traz uma nova ótica para a percepção que temos sobre o bem e o mal. sua resenha ficou linda! Amei. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Já li outras obras do autor Robert Louis Stevenson, inclusive essa. Uma das minhas favoritas é a "Ilha do Tesouro."

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia o autor mas eu achei a premissa desse livro mt interessante!

    ResponderExcluir
  5. Uau que resenha maravilhosa, já amei a edição e coloquei na lista.
    A premissa é muito atrativa ♥

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro pra ler na estante e agora quero muito conhecer essa estória. Estava com um pouco de medo porque não tenho costume de ler estórias de terror mas pelo que você disse eu vou gostar!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Eu acho este projeto o máximo! Ótima oportunidade para ler os clássicos!
    Não li ainda, mas este quero muito ler, está na minha lista também.
    Depois te conto.
    Adorei a resenha e as fotos!
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!