[Especial Literário] Sentimentos de uma Leitora




Quando terminamos de ler um livro nos deparamos, invariavelmente, com alguns sentimentos e impressões, condicionados a qualidade do trabalho em questão e a tudo aquilo que o texto pôde transmitir.


Na ocasião da obra ter decepcionado, não haverá dificuldade alguma em se desprender da história - na verdade é até um alívio chegar ao fim. Já quando a história envolve, emociona e aflora sentimentos tão particulares, o fim se faz como uma separação de alguém querido, que parte para não mais voltar. O que pode nos levar a uma brava ressaca literária. Quem nunca?


Superada esta etapa de desapego, uma outra dificuldade pode se instalar: a escolha do próximo título. Ninguém quer ler um livro ruim, chato; o caso é que essa avaliação é muito pessoal e depende do gosto de cada um.


Quem nunca ficou diante de sua estante tentando escolher a próxima leitura? Eu já e nem sei dizer quantas vezes já. É o eterno dilema do próximo livro. 


Todos nós gostamos de dicas sobre livros. Novo ou antigo, não importa! Vale a pena levar em consideração a experiência que um amigo ou qualquer outro leitor alcançou com um título.

Por isso selecionei alguns livros que li por indicação e entraram para os meus favoritos, agora passo para vocês essas dicas:


                   
O Sol é Para Todos



O Sol é para todos é um clássico, uma obra forte e marcante com uma realidade bem retratada sobre racismo, intolerâncias, exclusão social e outros. Além da grande lição de vida dada pelos personagens. Leitura maravilhosa!

(…) Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros?


Tim





Uma história de amor e amizade que vão além das diferenças. Contada de forma leve e deliciosa, a narrativa é apaixonante. Resenha aqui.

“Foi você quem não consegui esquecer. Pensei em você o tempo todo, todo o tempo!"





Hibisco Roxo 






Hibisco Roxo retrata os conflitos religiosos de uma família e também o clima de medo e repressão provocado pelos militares nigerianos. Uma leitura forte, por vezes, cruel, mas profundamente marcante. Resenha aqui


"Eu sorrira, correra, rira. Meu peito estava repleto de alguma coisa parecida com espuma de banho. Leve. A leveza era tão doce que eu podia sentir seu gosto na língua, tinha a doçura de um caju maduro, amarelo-vivo."





Passarinha 





O livro conta a história de Caitlin que tem a Síndrome de Asperger e perdeu seu irmão de forma trágica.


Alegre, emocionante e reflexivo, Passarinha é uma obra doce e incrível.



"Livros não são como pessoas. Livros são seguros."




Escravas de Coragem








Escravas de Coragem narra de forma extremamente sensível a história de Lavínia, uma garotinha de 7 anos que vai morar com uma família negra e Belle, uma mestiça. O livro fala de tempos difíceis e violentos da época da escravidão. 



"Nós é uma família, cuidando um do outro. A família deixa a gente forte nas hora de aperto. A gente fica tudo junto, ajudando um ao outro. É esse o verdadeiro sentido de família."





Dançando Sobre Cacos de Vidro







Essa foi uma leitura difícil para mim, tive que dar várias pausas. A narrativa é sobre Lucy, com um histórico família de câncer agressivo e seu marido, Mickey, que tem transtorno bipolar. Uma linda história de amor, superação, companheirismo e cumplicidade.



“O amo tanto que, se pudesse, dançaria contigo para sempre sobre cacos de vidro.”


E vocês? Já leram algum desses?

Teriam algum título pra indicar?

Beijos


2 comentários

  1. Amei as dicas, tava mesmo precisando de indicações de bons livros <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Dos indicados, ainda não li "Dançando sobre cacos de vidro", mas já adicionei à lista ;)

    Beijos

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!