Conto: Uma amizade Sincera
Autora: Clarice Lispector
Oie!
Hoje é dia do Desafio Literário Clarice-se do qual eu participo. E a resenha de maio é sobre o conto Uma Amizade Sincera.
O conto narra o cotidiano da amizade entre dois amigos - as confidências, a partilha de ideias, a convivência entre os dois. O que difere no conto é que, os momentos que comumente são valorizados em uma amizade convencional, é tido como um desconforto pelo amigo narrador.
O narrador conheceu o amigo em seu último ano de escola e de lá pra cá tornaram-se inseparáveis. Quando não estavam juntos, a troca de confidência era feita por telefone ou mensagens.
O tempo traz o desgaste natural das coisas e na tentativa de resgatar a amizade, ambos vão morar sob o mesmo teto.
"Queríamos tanto salvar o outro. Amizade é matéria de salvação."
Mas o que parecia ser a salvação acaba distanciando ainda mais um do outro. A alegria inicial dá espaço a falta de assunto. Só restava a amizade e nada mais.
Toda tentativa de uma aproximação, pela busca de assuntos é fracassada. O período de férias é angustiante. A solidão, mesmo estando um ao lado do outro, é incômoda demais.
O conto é bem curto, porém traz muita identificação para nossa vida. Quem nunca teve uma amizade que com o tempo foi esfriando? Toda aquela euforia de começo, vai dando espaço a falta de conversa e encontros raros.
Mas, mesmo assim, a amizade não deixou de ser sincera. O distanciamento pode acontecer, mas os momentos passados ficam.
Clarice consegue analisar fatos do dia-a-dia de forma esplendida, a análise do comportamento humano está sempre presente e o toque poético complementam suas obras.
"Sabíamos que não nos veríamos mais, senão por acaso. Mais que isso: que não queríamos nos rever. E sabíamos também que éramos amigos. Amigos sinceros."
Ainda não li nada da Clarice, mas sei que quando eu ler vou gostar muito (espero haha).
ResponderExcluirhttp://diarioleitorblog.blogspot.com/
Clarissa tem vários quotes legais, né.
ResponderExcluirMas nunca li nenhuma obra completa dela.
Mas tenho vontade.
Beijos
Anne
Literatura Estrangeira
Essa capa é tão linda! Gostei muito do post, não li nada dela ainda mas os trechos e frases sempre me cativam!
ResponderExcluirUm beijo, Carol
Blog com V.
Quero muito ler as obras de Clarice, e depois da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Gostei bastante desse conto, e agora quero conhecer os demais!
ResponderExcluirBeijos!
Cuca Literária
Oiie.
ResponderExcluirEu nunca li nada de Lispector exceto o conto da Menina Ruiva e o Cachorro que não me lembro bem o nome. Mas sinto bastante vontade. Sua resenha me deixou be curiosa em relação a esse.
Beijos.
Fantástica Ficção
Conheço poucas obras da Clarice, se não tivesse outros projetos em andamento com certeza iria aderir! Mas já anotei aqui para fazer no futuro próximo.
ResponderExcluirAdorei a obra, parece mesmo muito boa e a escrita da autora é ótima!!!
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Amo a Clarice! Essa obra parece maravilhosa! Você já leu Hora da Estrela? Também é dela e é incrível, vale a leitura! Parabéns pela resenha e pelo blog!
ResponderExcluirBeijos!
http://www.as365coresdouniverso.com.br/
Clarice é uma escritora maravilhosa mesmo! Eu tenho a verdadeira paixão pelos textos dela e com esse conto não poderia ser diferente. Embora eu ainda não o conhecesse, com certeza fiquei curiosa para realizar a leitura. Que bom que você gostou e eu espero ler em breve.
ResponderExcluirbeijinhos!
https://leiturize-se.blogspot.com.br/
É verdade, há tantas coisa que podem esfriar uma amizade, e o tempo é o principal fator. E que ironia a que a Clarice apresenta no conto. Mesmo perto um do outros eles se tornam ainda mais distantes.
ResponderExcluirBeijooos
https://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/
A cada post sobre a Clarice que leio fico mais louca para ler alguma obra dela, mas nunca tive a oportunidade.
ResponderExcluirAmiga, se tivesse visto antes te juro que participaria! Agora, já no fim dote e será uma das leituras que me permitirei ler em janeiro! Parabéns pelos belíssimos projetos! Palmas pra vcs!!!!
ResponderExcluirBjs