[Resenha] Jake Livingston Vê Gente Morta

JAKE LIVINGSTON VÊ GENTE MORTA

Ryan Douglass | Galera Record | 272 páginas | 2022
Parceria Grupo Editorial Record


Olá, pessoa!!! Confesso que a primeira coisa que chamou minha atenção neste livro foi a capa. E agora conto para você como foi minha leitura.

O livro é narrado em primeira pessoa por Jake Livingston e Sawyer Doon, portanto, enquanto acompanhamos a vida de Jake, vamos saber o que levou Sawyer a morte e, claro, hoje ele é um fantasma.

O interessante dessa leitura é que o autor trabalhou no duplo, ou seja, um personagem espelha o outro. Enquanto Jake ainda pode  fazer escolhas, Sawyer é o fruto dessas escolhas, feitas enquanto ele ainda estava vivo.

Jake está em uma fase complicada da idade, nem adulto, nem jovem demais e tudo fica pior em uma escola predominantemente branca e para completar, ele é médium e gay. E quer que fique pior? Sua vida se resume basicamente em sua mãe, já que vendo gente morta, ele mal consegue ter e manter amigos vivos.





Uma coisa interessante é que embora Jake seja o principal, ou essa fosse a intenção, a gente acaba se interessando muito por Sawyer, ele simplesmente rouba a cena.

"Como se não bastasse, posso voltar ao Aqui e viver em paz, ciente de que algo glorioso me espera desse lado do destino. Por si só, isso me dá propósito. Por si só, me faz ir à luta."

Sem dúvida há um certo clichê na trama pelos personagens em um ambiente escolar, mas tudo fica muito mais emocionante e interessante quando entra um certo fantasma na história. E, embora, há referências em mediunidade e a comunicação com os mortos, o autor aborda problemas muito reais do mundo dos vivos, como racismo, homofobia e outros. 

Enfim, a parte do suspense foi sem dúvida a melhor, ainda mais no desenvolvimento do fantasma que falei e no desenrolar do que aconteceu em sua vida. No entanto, a parte mais fantasia da história houve uma certa confusão e alguns pontos eu demorei a entender. 

Porém nada que não faça dessa uma boa leitura e como algumas questões ficaram em aberto, acredito que talvez haja uma continuação. 

Se ainda não leu, vale uma chance. E já leu, me conta o que achou?





Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!