#LendoPoe - Eleonora

 Olá, leitores!!!

Vamos de #LendoPoe? Projeto  realizado junto com o blog Leitura Enigmática e com o autor Bruno Godoi @brunogodoiautor como patrono.

O conto do mês é o Eleonora.




Eleonora", publicado em 1841 traz uma narrativa dividida em duas partes e eu considerei um conto um pouco diferente das obras do autor, embora a essência de sua escrita esteja presente.

O conto fala de uma história de amor e o narrador conta como foi viver alguns anos de vida com a tia e a prima em um vale. E como o ambiente foi se modificando conforme os primos se apaixonavam. Um paralelo entre a beleza do vale e de sua prima e grande amor. 

"Eleonora tinha a beleza de um serafim, mas era uma donzela tão ingênua e inocente quanto a vida breve que desfrutava entre as flores."

Infelizmente, Eleonora fica doente e seu maior medo é que seu amado a esqueça após sua partida. Sendo assim, promessas são feitas e é por contas delas que se desenvolve a segunda parte do conto, onde o narrador relata sua vida após a partida de Eleonora e as consequências de tais promessas. 





O conto é curtinho, porém apresenta uma narrativa bem detalhada e eu achei uma história linda e retratada de forma bastante poética. 

O vale para mim representou muito do emocional do narrador, tanto a beleza de Eleonora quanto o amor, o faziam um lugar harmônico e muito belo. No entanto, com a ausência da amada, ele se tornou sombrio.

O desfecho é surpreendente e eu simplesmente fiquei fascinada. Pois realmente não esperava pelo fim dado pelo autor e isso eu adorei.

Por fim, um conto diferente, lindo, poético e reflexivo, sem deixar de lado as características tão típicas de Poe, como o sombrio e o macabro. 

Entrou para os meus favoritos e eu recomendo! Vale a pena conferir!




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!