Companhia das Letras - Cursos de Junho

 
Música preta brasileira, ministrado por Acauam Oliveira



As chamadas estéticas periféricas (black music, rap, funk etc.) surgem no cenário musical brasileiro trazendo para seu interior um proceder ético e estético radical de onde emergem sujeitos, temas e formas que seriam responsáveis por ressignificar diversos códigos. Ao longo das aulas serão apresentados conceitos teóricos e aspectos históricos, além da análise de músicas, clipes e materiais audiovisuais diversos.


Ministrado por Acauam Oliveira: mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Professor-adjunto da Universidade de Pernambuco e do programa de pós-graduação em Letras da UPE, atualmente sua área de pesquisa envolve os campos da literatura, música popular e crítica cultural, bem como questões relacionadas a afrodescendência e relações etnorraciais. É autor da introdução do livro Sobrevivendo no Inferno, dos Racionais MC’s.



Grande sertão: veredas - um roteiro de navegação



Uma expedição ao continente desconhecido de Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (1908-1967). O romance que dividiu a literatura brasileira em antes e depois, publicado em 1956, é um dos mais estudados pela crítica, mas permanece repleto de segredos. O curso explora os territórios perdidos da terra e da língua brasileiras recriados por Riobaldo e traça um roteiro para sua travessia, tomando como referência o processo editorial da nova edição do livro pela Companhia das Letras.


Ministrado por Érico Melo: doutor em literatura brasileira pela USP, com tese sobre a obra de Guimarães Rosa. Tem pós-doutorado em literatura comparada, sobre a cartografia e a geoestratégia do romance brasileiro moderno. Autor de diversos artigos sobre o tema, é crítico e pesquisador independente. Em 2019, realizou o estabelecimento do texto da nova edição de Grande sertão: veredas pela Companhia das Letras.



Obs: 10% das inscrições nos cursos serão destinadas a alunos negros selecionados pela PerifaConnection (@perifaconnection) e Uneafro Brasil (@uneafrobrasil) que terão direito à bolsa integral.





Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!