[Resenha] Chuva de Papel

 


CHUVA DE PAPEL

Martha Batalha | Companhia das Letras | 224 páginas | 2023
Parceria Companhia das Letras



Olá, leitores!!!

Hoje trago esta leitura incrível que realizei em parceria com a Companhia das Letras e para tudo ficar melhor ainda participei de um bate-papo maravilhoso com a autora. E que experiência!!!

Chuva de Papel traz o repórter policial Joel Nascimento, um arquivo vivo das transformações do Rio de Janeiro, que após passar boa parte de sua vida noticiando os acontecimentos da cidade maravilhosa, agora enfrenta dificuldades, familiares, financeiras e o alcoolismo.

Joel, após uma tentativa suicídio, acaba tendo uma reviravolta em sua vida ao ter que morar de favor com a tia de um amigo, a dona Gloria. Uma senhora um tanto peculiar. E ainda sua vizinha Aracy e dois chihuahuas. 

“...quando Joel caminha por Copacabana, tem o hábito de olhar para cima avaliando de onde poderia se jogar”.

Tendo o jornalismo como pano de fundo, a história alterna entre o passado e o presente, no qual a sociedade enfrenta os resultados da pandemia da Covid-19.

A convivência dos três personagens, um tanto "forçada", e com atritos, é intensa, repleta de ensinamentos, experiências que transformam a vida  e tudo isso dentro de uma linguagem fluída, bem-humorada e por vezes até debochada. O que torna o livro uma leitura deliciosa e apaixonante. Sem falar que os personagens são muito bem construídos.

Gloria é uma personagem inesquecível, uma senhora com uma língua ácida e é com ela que temos a melhores tiradas dentro da história. E que bagagem de vida tem essa mulher!

Outro ponto que quero destacar é o retrato da cidade do Rio de Janeiro ao longo dos tempos, assim como o trabalho jornalístico que se faz presente na história. 

"Nas décadas anteriores havia essa tendência do jornalismo cascata, espécie de bisavô das fakes news. Também irresponsável e canalha, só que mais ingênuo e muito menos nocivo. Repórter exagerava para manter o emprego, vender jornal e agradar o patrão."

Essa é uma obra que traz uma experiência única e rica para o leitor, uma leitura maravilhosa que entra para os melhores do ano desde já. Recomendo e muito para quem ainda não leu!



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!