[Resenha] Aya de Yopougon

 

AYA DE YOPOUGON

Marguerite Abouet | L&PM Editores | 112 páginas | 2009
Recebido em parceria com a Editora


Esta é uma história em quadrinhos que vale muito a pena, pois nos coloca em contato com um povo que, geograficamente, está muito distante, mas culturalmente nem tanto.

O país é a Costa do Marfim, que fica na África, e a intenção da escritora era desmistificar a ideia que tantos de nós fazemos sobre os modos e hábitos sociais desse continente.

Na trama, Aya é uma garota muito sagaz e estudiosa que aspira ser médica e surpreende seu pai ao declarar esse desejo. Os empecilhos para isso, presentes no caminho de qualquer pessoa que venha de uma família pobre, em qualquer país, não serão motivo para que a garota desista do seu sonho.





Várias outras histórias correm paralelas à de Aya, retratando conflitos geracionais, amorosos, profissionais e etc, deixando a trama bem dinâmica e com certa dose de suspense.

A escritora descreve um país de uma população bastante diversa no comportamento. Tem gente preocupada com o futuro, gente que gosta de estudar, gente que quer se divertir, namorar, dançar ou só trabalhar, enfim, nada muito distante do que acontece aqui na América.

Tudo fica ainda mais agitado quando uma amiga de Aya engravida sem querer e o suposto pai é um garoto riquinho, filho de um poderoso figurão da cidade.



Posso dizer que essa HQ nos aproxima, de uma forma muito divertida e suave, de um povo que nem é tão diferente da gente. A linguagem é bem acessível e as ilustrações são maravilhosas. Tudo nesse trabalho é de ótima qualidade: a história, os desenhos e o papel. Trabalho perfeito da Editora!

Eu indico para todos!!!





Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!