[Resenha] A Menina com Estrela

 A MENINA COM ESTRELA

Luize Valente | Leya | 128 páginas | 2022
Recebido em parceria com a Editora


“Eva perguntou, então, se não era injusto que nem todos tivessem estrela. O pai abriu a boca para responder, mas, antes que uma palavra saísse, a mãe começou a chorar e deixou a sala. Eva achou melhor não insistir. Nos últimos tempos, a mãe costumava chorar muitas vezes, do nada. Mesmo assim, o pai segurou os braços dela, não com força, mas firmemente, e lhe disse que nunca renegasse aquela estrela. Eva balançou a cabeça e prometeu que nunca a renegaria, embora não entendesse direito aquela promessa. Afinal, ter uma estrela era bom e ninguém renegava o que era bom. A estrela, então, foi costurada no sobretudo dela pela própria mãe. Era bem amarela e tinha seis pontas”.


"A Menina com Estrela" é um livro que traz a história de amizade entre duas garotas durante a Segunda Guerra Mundial. 

Alma e Eva eram como irmãs gêmeas, até que a guerra as separou pelas "diferanças". Não poderiam mais conversar, brincar ou ter qualquer tipo de convivência mesmo morando tão perto uma da outra e pelos longos anos de amizade entre as famílias.

Até que os pais e o irmão de Eva são levados e ela não entende para onde e nem se vão voltar. E é nesse período que as amigas voltam a se unir pela amizade, mais forte que qualquer coisa.




Com uma narrativa simples e muito comovente a autora nos traz a história de uma amizade sob a sombra do nazismo. A leitura é bastante rápida, porém o suficiente para carregar o leitor com um misto de sentimentos. 

Eva e Alma retratam esse período tão duro sob a ótica de uma criança e o quanto tudo mudou na vida de ambas. 

Para completar essa leitura tão importante e necessária, a edição está belíssima, com ilustrações perfeitas de Gisele Daminelli. 

É um livro infanto juvenil que recomendo para todas as idades.






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!