[Resenha] Governar o Mundo, sem Governo Mundial

GOVERNAR O MUNDO, SEM GOVERNO MUNDIAL

Roberto Manguabeira Unger | Leya | 64 páginas | 2022
Recebido em parceria com a Editora

O professor Mangabeira é um eminente pensador das relações sociais e econômicas do Brasil e do mundo. Homem ponderado e sensato que delineia, há muitas décadas, formas de se instituir planos de governo mais igualitários e saudáveis para todos os integrantes da sociedade.

Nesse sucinto livro, traz uma análise sobre a necessidade de cooperação entre as duas grandes potências, EUA e China, e os paises emergentes, como o Brasil. Sob a ótica de um mundo com nações que não aceitam mais serem simplesmente conduzidas por tais potências, com suas aspirações nacionais esmagadas pelos interesses estrangeiros dominantes, a saída que resta ao mundo é aceitar a diversidade dos Estados menores e auxilia-los em seu desenvolvimento social e econômico estabelecendo uma relação de mão dupla que pode proporcionar mútuos benefícios.

Mangabeira deixa muito claro que a cooperação é o melhor caminho, senão o único, visto que a imposição só tem trazido prejuízos ao mundo, seja por guerras comerciais, embargos e até mesmo conflitos bélicos, prejudicando a qualidade de vida em todo o planeta.

O professor também discorre sobre a adequação do papel dos organismos internacionais que pouco têm conseguido interferir, de fato, nas relações entre nações que litigam, sugerindo o estabelecimento de um novo ordenamento das normas que regem o direito e as forças que podem frear atitudes individuais perniciosas ao mundo. 





Assim, ele descreve, brevemente, o porquê e como essas coalizões devem ser feitas, as estratégias de convencimento e de pressão já que, irrevogavelmente, as nações têm sua própria identidade, cultura e anseios aliados ao potencial produtivo e a capacidade de prover bens necessários à outra nação. 

Uma leitura rápida e necessária para uma nova visão sobre as relações internacionais e a soma de forças para um mundo mais equilibrado e estável.




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!