[Resenha] O Alienista

O ALIENISTA

Machado de Assis | L&PM Editores | 160 páginas | 2022
Recebido em parceria com a Editora


Tive a felicidade de, por mais uma vez, ler este incrível conto do incomparável Machado de Assis, numa inovadora edição da L&PM denominada Letras Gigantes: um formato com letras maiores, para uma leitura muito mais confortável.

Sobre a história, ela ocorre na cidade de Itaguaí, pequena mas ideal para as intenções de Simão Bacamarte, médico ilustre que elege o local para uma revolucionária experiência sobre o comportamento humano.

Simão Bacamarte estudou medicina em Coimbra e voltou ao Brasil decidido a pôr em prática um método de análise que poderia constatar todo tipo de desordem mental. Para isso ele conversa com as autoridades de Itaguaí, que precariamente aloca seus doentes, sugerindo a construção de um local especialmente planejado para o tratamento dessas pessoas: a Casa Verde.

A ideia do médico é acolhida por todos da cidade, afinal ele tinha todas as credencias para não só sugerir mas também dirigir tal instituição; e foi o que aconteceu de fato.

Com isso, o Dr. Passa a analisar cada cidadão da pacata cidade e estabelece, mediante seus próprios critérios, aqueles que se encontram em desequilíbrio mental e necessitam de internação na Casa Verde. Lá, esses pacientes passam a ser estudados e para cada um é desenvolvida uma terapia ou medicamento especifio para a patologia identificada.





Curiosamente, após várias internações contestadas pelos moradores, Simão Bacamarte altera seus conceitos sobre o que denotaria os tais distúrbios da mente; antes ele se atinha ao mentirosos, aos nervosos e a tantas outras características relacionadas à ética, agora ele passa a ver com estranheza àqueles que nunca se abalam, que dificilmente perdem a paciência, os classificando como “normais” demais.

Certo é que sua reputação e as questões políticas convergem à seu favor, permitindo-lhe realizar todas as suas experiências. A cidade fica de “pernas para o ar”, com todo o mundo temendo ser o próximo interno do sanatório, ninguém escapa às análises do grande alienista, que, ao final, levanta uma terceira teoria aterradora.

Um livro maravilhoso que, nessa edição, traz um suplemento capaz de nos transportar ao tempo do autor; com uma breve biografia de Machado até a descrição dos costumes e termos usados na época em que ele escreveu o conto. Recomendo demais e dou parabéns à L&PM.







Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!