[Resenha] A Abadia de Northanger


A abadia de Northanger

Jane Austen | Penguin-Companhia | 304 páginas | 2022
Lido em parceria com a Companhia das Letras pelo Netgalley


Tinha um tempinho que não lia uma obra da autora Jane Austen e foi muito prazeroso conhecer mais essa história.

A Abadia de Northanger é um livro com uma pitada cômica, divertida e um tanto irônica. Foi publicado pela primeira vez, postumamente, em 1818.

O enredo é bem leve onde teremos uma sátira aos romances góticos da época, costumes e casamentos arranjados pelo interesse financeiro. E como a autora interage com o leitor durante a história, torna tudo mais interessante.

Catherine é a ingênua filha da família Morland. Doce e carinhosa, a moça sobrevive em meio a futilidade, no entanto ela não se deixa influenciar.

"Ninguém que tivesse conhecido no passado a menina Catherine Morland poderia ter pressumido que ela nasceu para ser uma heroína. Sua condição de vida, as índoles do pai e da mãe, sua própria pessoa e seu temperamento, tudo isso a reprimia num mesmo obstáculo."

Até que aos dezessete anos, ela é convidada a passar uma temporada em Bath e posteriormente a conhecer a Abadia de Northanger. Catherine, com uma imaginação bastante fértil e curiosa se aventura em diversas situações, inclusive embaraçosas.

A leitura é um pouco lenta no começo e começa a fluir melhor com a chegada na Abadia. A autora aborda muitos temas pertinentes e o foco é voltado a inclusão social da protagonista, assim como sua percepção do ambiente em que vive.

Catherine é leitora ávida de romances e neste contexto vamos conhecer o novo gênero literário que surgiu a partir do século XVII e sofreu algumas críticas, por conservadores por acharem que a leitura corrompia as jovens, indo ao contrário dos valores éticos e morais. É nítida a crítica feita pela autora neste sentido. 

O cotidiano da época é bem explorado, a ironia é certeira e ao mesmo tempo discreta. Enfim, a escrita de Jane Austen é maravilhosa.


Um livro ideal para quem procura algo com uma protagonista cativante, complexa e tão real e simples ao mesmo tempo.

 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!