[Resenha] O Livro dos Anseios

O LIVRO DOS ANSEIOS

Sue Monk Kidd | Editora Paralela | 488 páginas | 2022
Recebido em parceria com a Companhia das Letras


E se Jesus tivesse sido casado e sua companheira fosse uma mulher forte, obstinada e com pensamentos tão à frente do seu tempo?

Pois é exatamente na inspiração de uma esposa para Jesus que a escritora desenvolveu este livro. 

história de Ana começa na Galileia no século I. De família rica, ela é filha de um importante conselheiro do príncipe Herodes  e a narração é feita através da construção de sua vida e as dificuldades em uma época em que nada era permitido as mulheres. Ou seja, como a própria autora afirma, esta obra é focada em uma mulher.

Ana é uma garota curiosa, questionadora e obstinada. Ela lê, escreve e está sempre em busca de mais conhecimento. Logo é prometida em casamento para um homem mais velho e mesmo nas dificuldades ela não abaixa a cabeça, porque ela quer ter sua própria voz. E em seus anseios, essa mesma voz será pelas mulheres colocadas à margem.

No decorrer da trama, Ana vai conhecer o jovem Jesus, filho de carpinteiro. E já digo, esse Jesus que vai ganhar os sentimentos de Ana é totalmente humanizado.  A autora nos apresenta um personagem focado no homem, demonstrando o início de um ministério de pregações em que a rebeldia politica estava acima das promessas religiosas.

Com o casamento dos dois a história ganha novos rumos.




Essa com certeza é uma leitura que a gente não esquece, sensível e dolorosamente muito emocionante. Uma história inspiradora de amor, perseverança e os anseios de uma mulher para que sua voz ecoe pelos séulos.

Não há nenhuma ofensa religiosa e como havia dito o foco é Ana, o período histórico e sua visão de mundo, salientando o quanto as mulheres foram silenciadas e esquecidas ao longo dos tempos.

Aliás a ambientação é muito rica e nos leva da Palestina ao Egito, com personagens muito bem desenvolvidos. E outras mulheres também irão se destacar ao longo da narrativa, fortes e  que deixam sua marca. 

Um livro maravilhoso, com uma escrita ímpar!



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!