[Resenha] Ainda Estamos Vivos

AINDA ESTAMOS VIVOS

Emmanuelle Pirotte | Verus Editora | 210 páginas | 2022
Recebido em parceria com o Grupo Editorial Record


Olá, leitores!

Eu sou muito fã de histórias baseadas em fatos reais ou muito próximas da realidade como nesta obra, que se passa em período próximo ao fim da Segunda Guerra Mundial. 

Renée é uma criança judia que aos sete anos foi entregue para dois soldados americanos para que eles a protegessem. Porém, na verdade, eram dois soldados alemães disfarçados que resolvem matá-la. Só que na hora ela é salva por um dos soldados, Mathias, que acaba atirando no parceiro. 

Todo livro sobre a guerra é pesado e doloroso, e este não foi diferente, precisei de alguns momentos de pausa, em trechos difíceis.  No entanto, a amizade improvável que acontece e a cumplicidade dos personagens torna a leitura um pouco mais leve. 






Eu fiquei extremamente comovida com a resiliência de Renéee, tão novinha, diante de tudo que passou. Também torci por Mathias, pois como a própria autora cita, mesmo em guerra, em ambos os lados, é difícil dizer quem é realmente bom ou mau. Todos temos um lado sombrio, um fardo a carregar e medos a enfrentar.

Mathias vive com uma dualidade dentro de si e Renée é sem igual, te leva a sentimentos profundos a cada página e amadurece muito durante a leitura. É emocionante ver esse encontro de oponentes construindo algo fora dos limites, algo maior que qualquer desavença.

O livro foi escrito a partir de um roteiro cinematográfico e o leitor consegue realmente visualizar as cenas, como se fizéssemos parte de cada momento.

Uma história arrebatadora e dolorosamente linda.






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!