[Resenha] Cartas a Theo

 

CARTAS A THEO

Vicent Van Gogh | L&PM Editores | 456 páginas | 2021
Recebido em parceria com a Editora


"Vicent era o primogênito de uma família com seis filhos. Bem jovem, ele demonstrava um extraordinário interesse por tudo que o cerca, especialmente pela natureza. Dono de um caráter pouco sociável, vagueia solitário pelos campos.
Nem Anne, nem Elisabeth, nem William, e menos ainda seu irmãozinho Cor o acompanham. Entretanto, ele às vezes - e cada vez mais - leva consigo Theodore, que tem quatro anos a menos que ele. Theodore, o "Theo", já é amigo e confidente."

Que vontade eu estava de conferir essa obra maravilhosa onde encontramos uma seleção de cartas enviadas por Vicent a seu irmão Theo. 

Através dessas cartas e de forma muito emocionante pude conhecer um pouco mais do pintor, da pessoa e do irmão, tanto Vicent, como Theo, que foi responsável por ele por muitos anos. E que laço amoroso e forte unia, mesmo à distância, esses dois irmãos.

Vicent revela em suas palavras a obsessiva convicção de ser um artista, em meio a dias muito pesados, como também tem a percepção da degradação de sua saúde mental.

Vivendo do mínimo, e por muitas vezes, da caridade alheia, Vicent era um leitor inveterado e grande admirador das artes. Durante sua curta vida, ele não vendeu uma única pintura, porém nunca deixou de pintar, acreditanto no que fazia. E assim, hoje, um grande expoente da arte.




Essa foi uma leitura que fiz aos poucos, me impactou, me deixou admirada e acima de tudo muito emocionada em cada página. 

"E é a consciência de que nada (exceto a doença) pode me arrancar esta força que começa agora a se desenvolver, é esta consiciência que faz com que eu encare o futuro com coragem, e que no presente eu possa suportar muitos dissabores".

A edição conta com texto inédito sobre a primeira e única crítica sobre a obra de Vicent Van Gogh publicada enquanto ele vivia.

Só digo, leiam!




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!