[Resenha] Antes que o Café Esfrie

ANTES QUE O CAFÉ ESFRIE

Toshikazu Kawaguchi | Editora Valentina | 208 páginas | 2022
Recebido em parceria com a Editora


Antes que o café esfrie é uma emocionante história sobre o amor e sobre como as decisões, ou omissões, que praticamos podem, irremediavelmente, decidir o futuro.

A vida de várias pessoas se cruzam em um simplório café, numa instalação subterrânea, que também é o cenário de uma suposta capacidade que permite aos frequentadores voltarem no tempo.

Cada pessoa que chega ao bar duvida, um pouco, da possibilidade de retornar ao passado, mas o fato é que tal perspectiva gerou fama ao lugar. Claro que a maioria só frequenta o ambiente pelas bebidas que são servidas, sem nem mesmo questionar a tal viagem no tempo, mas aqueles que têm a angústia no coração vão bem além disso.

O fim de um namoro, a doença que apaga a memória e os sentimentos, a perda de um familiar para a morte ou a impossibilidade de viver a relação entre mãe e filha, todos são conflitos abordados nesse singelo livro que toca no que há de mais íntimo em nós: a afetividade.





Aqueles que desesperadamente buscam voltar ao passado, reviver um dia específico da vida, realmente conseguem nesse bar, mas não é simples, já que existem várias regras a se cumprir, sendo a principal consumir o café, que será servido, antes que fique frio. Também é deixado bem claro que nada, que eventualmente se faça durante esse evento, irá mudar o que aconteceu no tempo presente. Mas existe a tangível possibilidade de amenizar a saudade e perceber novos elementos da vida, antes não notados, que nos façam compreender melhor as coisas.

Acredito que para cada pessoa exista um valor distinto sobre esse tema. Viajar no tempo, sem poder alterar a vida, talvez seja folhear um álbum de fotografias em movimento, ou simplesmente sonhar e idealizar um mundo livre das frustrações do presente. Será que isso faria bem ao nosso coração?

De qualquer forma, na história, os resultados são variados, e a mensagem parece estar mais relacionada aos valores que nutrimos e aos arrependimentos como frutos da nossa negligência afetiva. Por isso é uma leitura que vale a pena, que nos faz pensar o comportamento que temos e o que o futuro poderá nos cobrar.





Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!