[Resenha] Um Inimigo do Povo

UM INIMIGO DO POVO

Enrik Ibsen | L&PM Editores | 160 páginas | 2022
Recebido em parceria com a Editora


Olá!! Hoje trago um pouco dessa obra maravilhosa que li em parceria com a L&PM Editores! Uma peça muito atual que mostra o lado obscuro e sujo dos arranjos políticos.

O dr. Stockmann, protagonista da peça, é um cidadão exemplar, dotado de toda a boa vontade e idealismo que uma pessoa correta pode ter. Seu espírito é de homem público, apesar de não compor nenhum quadro da administração da cidade em que reside.

Seu irmão é o prefeito; um homem cheio de vaidades e grande articulador de uma questionável forma de fazer política e administrar a coisa pública. Notadamente, tem melindre sobre o fato do seu irmão, e não ele, ter sido o idealizador do maior empreendimento do local, o balneário municipal.

“PREFEITO-Naturalmente. Aliás, ouvi dizer que meu irmão está se dando muito bem como colaborador da Voz do Povo.

HOVSTAD - Sem dúvida. Cada vez que ele precisa dizer umas verdades ele escreve no nosso jornal.”

O dr. Stockmann foi nomeado médico desse balneário, pelo irmão, após retornar à cidade, pois havia estudado fora, mas sempre sentiu falta do lugar em que havia nascido. Formou família e consultório próprio, atendendo toda a população.

Ocorre que, a partir de certas coisas que o médico começa a observar, desconfia que as águas que abastecem o tal balneário podem estar afetando a saúde dos cidadãos, então, discretamente, manda analisar uma amostra. Eis que a contaminação se confirma.

“PETRA - Há tanta mentira em casa quanto na escola. Aqui temos de nos calar e lá devemos mentir para as crianças que nos ouvem.”



Com isso, os conflitos se exacerbam, todos eles calcados em interesses próprios e inadequados às necessidades coletivas, tendo em vista que o correto seria interditar o local, gastar para alterar a forma de captação da água e sanear o ambiente ao redor.

“DR. STOCKMANN - Sim Peter; não tenho a menor dúvida de que você está convencido! Meu relatório é claro e concludente; sei muito bem o que estou afirmando. E você, por sua vez, entende muito bem, Peter. Sei que você sabe que é verdade! Mas não quer aceitar. Já que graças a você os prédios e canalizações estão onde estão. Você não quer reconhecer que errou, eu já entendi tudo.”

“DR. STOCKMANN - Como queiram. Só vou falar-lhes da grande descoberta que fiz nestes últimos dias. Descobri que todas as fontes morais estão envenenadas e que toda a nossa sociedade repousa sobre o solo da mentira.

DR. STOCKMANN - Sim, podem ficar descansados, eu direi! Foi esta justamente a grande descoberta que fiz ontem. (Alteando a voz.) O inimigo mais perigoso da verdade e da liberdade, entre nós, é a enorme e silenciosa maioria dos meus concidadãos. Esta massa amorfa, é ela! Sim, agora já o sabem.”

Mas a promiscuidade política vem à tona, assim como os mecanismos que ludibriam a população ignorante que ali vive. A mídia se corrompe e adere aos poder instituído, difamando o mensageiro da ciência e conduzindo a massa à sua própria degradação.

Muito atual e eu recomendo essa leitura.






 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!