[#LendoPoe] O Retrato Oval

Olá, leitores!


Hoje é dia do projeto #LendoPoe, que realizamos junto com o blog Leitura Enigmática.

E o conto da vez é o "O Retrato Oval", do livro "Medo Clássico - Edgar Allan Poe" (2º vol), publicado pela DarkSide Books. 





O conto é narrado sob a perspectiva de um homem gravemente ferido que encontra abrigo em um castelo desocupado e é nesse ambiente que ele contempla o retrato de uma jovem, o qual chama muito sua atenção.

Porém, sua atenção aumenta ainda mais, quando em um livro antigo que guarda as descrições das pinturas que estão no aposento  ele lê sobre a história deste retrato.

E gente, que conto foi este.... Curtinho e tão visceral! 

A perfeição com a qual Poe desenvolveu essa história é fascinante ao traçar um paralelo entre a busca pela perfeição e a loucura obsessiva de um artista. 

Aliás, essa obsessão humana muitas vezes descritas pelo autor em seus contos é algo realmente assustador, perturbador e um tanto macabro. Mas ao mesmo tempo, prende o leitor a cada linha, principalmente ao constatarmos que muitas das vezes surgem de algo tão trivial. 

Quero falar também do ambiente que contribui em muito em um cenário misterioso, mas que não chega a ser assustador. Não tanto quanto o desenrolar da história, onde toda essa atmosfera sombria acaba ficando em segundo plano diante da obsessão exposta,  real e muito humana, culminando em um final que dá aquela paralisada no coração.

Eu me senti assim ao finalizar mais esse conto de Poe. 

Agora quero saber... O que achou? Já leu esse conto do autor?











Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!