Coleção Rubáiyát

 

Coleção Rubáiyát


Oi, oi!!

Você conhece a Coleção Rubáiyáti?

Marco na literatura brasileira da década de 1940 e 1950, a Coleção Rybáiyát está sendo relançada pelo Grupo Editorial Record, em comemoração aos 90 anos  Editora José Olympio.

Composta de grandes clássicos orientais e ocidentais, as obras marcaram pela elegância e qualidade dos textos, e o projeto atual tem como proposta manter o esmero gráfico.

As versões fac-símile exigiram minucioso trabalho de composição da editora, como também buscas em sebos pelas primeiras edições de cada uma das obras. E vou dizer, o resultado ficou maravilhoso. 

O livro de Job, O vento da noite e A ronda das estações são as primeiras reedições e estão perfeitas retratando a Coleção original. A tradução foi feita pelo autor Lúcio Cardoso. 




O Livro de Job  é considerado por muitos teólogos o primeiro escrito bíblico. O poema narra o episódio em que Jeová, após ser desafiado por Satã sobre a fidelidade de seu maior devoto, permite que o anjo maldito fustigue Job. Mesmo experimentando os piores e mais intensos sofrimentos, Job persevera e é incapaz de maldizer Deus, sendo recompensado por isso.




O vento da noite, de Emily Brontë  reúne uma seleção de 33 poemas da escritora e poeta inglesa, alguns deles publicados sob o pseudônimo Ellis Bell. A coletânea apresenta o lado mais romântico e sombrio da poética brontiana.




A ronda das estações escrito no século V, aproxima natureza e prazeres sensuais, revelando como o amor apaixonado se reacende e se transforma com a chegada de cada nova estação. O lirismo e a paixão perpassam todo o texto. O poema erótico provavelmente foi escrito na juventude do autor, que é conhecido como um dos maiores escritores sânscritos de todos os tempos.

Só posso acrescentar que essas três primeiras edições estão primorosas e vale muito conhecer a Coleação.





Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!