[Resenha] Guernica

GUERNICA

Bruno Loth e Corentin Loth | L&PM | 88 páginas | 2022
Recebido em parceria com a Editora


O que dizer sobre esses quadrinhos? simplesmente maravilhoso! É um livro e uma obra de arte ao mesmo tempo.

A ótima qualidade vai do papel aos desenhos, e digo isso sem nenhum medo de errar, pois tudo “salta aos olhos” e te captura de tal forma que te imerge na história.

A história é triste e o caráter do ataque à cidade espanhola é desprezível, sendo retratada, de maneira sucinta, por imagens e palavras, nesta emocionante obra trazida pela L&PM.




O texto aborda, simultaneamente, alguns núcleos de pessoas distintas que passam a viver um fato em comum: o horror da guerra.

A Espanha estava dividida e vivia uma guerra civil encabeçada pelo militar ditador Francisco Franco, que não aceitava os parâmetros da democracia republicana. Franco passa a organizar ataques ao seu próprio povo e em associação com os governos nazifascistas da Itália e Alemanha promove um dos mais covardes ataques a uma população.





Com aeronaves bombardeiras e outras munidas de metralhadoras os aliados de Franco destroçaram a cidade de Guernica e aniquilaram a vida de centenas de pessoas sem piedade. A dor e a perplexidade produzidas foram tamanhas que inspiraram Pablo Picasso a realizar sua obra mais icônica e homônima à cidade.

Lamentavelmente, o evento serviria para reforçar os objetivos autoritários de Franco e testar o armamento produzido pela Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler.




Em tudo este livro é necessário, pela primorosa arte e pelo fato histórico em si. Não para causar dor ou rancor, mas sim para lembrarmos como se começa a produzir o horror da morte pela guerra e, também, para ficarmos sempre vigilantes ante figuras que fomentam a violência e o desrespeito à democracia; o resultado é sempre desastroso!




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!