[Resenha] Uma Rosa Só

UMA ROSA SÓ

Muriel Barbery | Companhia das Letras | 176 páginas | 2022
Lido em parceria com a Editora pelo Netgalley

O MUNDO É UMA CEREJEIRA QUE NÃO OLHAMOS DURANTE TRÊS DIAS."
Provérbio Japonês


Uma Rosa Só, da autora Muriel Barbery é uma leitura sensível sobre o luto, o perdão e segundas chances, que podem acontecer quando menos esperamos.
Rose é uma mulher de 40 anos, botânica, que deixa a França para ir até Kyoto, no Japão, para a abertura do testamento de seu pai. Haru Ueno foi um importante marchand japonês, o pai que Rose nunca conheceu.
Entretanto, ao chegar à cidade, ela descobre que a leitura do documento é a última parte de um itinerário que deverá cumprir ao lado de Paul, assistente de seu pai.

"Se todavia Rose pudesse se ver pelos olhos dos outros, ficaria perplexa. Suas feridas lhes pareciam mistérios, seu sofrimento soava como pudor, pensava-se que tinha uma vida secreta, intensa, e como era bonita mas austera, intimidava e mantinha à distância os desejos."

A narrativa é feita em terceira pessoa e nos mostra uma personagem amargurada por feridas que carrega por toda uma vida. E só vamos realmente entender tudo que ela passou e sente conforme avançamos na história.
O livro é dividido em 12 capítulos e cada um deles é precedido por um breve conto dentro das tradições japonesas e se relacionam com o que vamos encontrar nas próximas páginas.
A escrita da autora nos envolve de tal forma durante os passeios feitos por Rose, que é muito fácil fechar os olhos e se sentir parte desse roteiro.
Uma leitura bastante delicada e significativa, onde o principal objetivo de Paul é mostrar a Rose partes de sua história que ela jamais conheceu e assim cicatrizar feridas e mostrar sua capacidade de amar e ser amada.

"Se a gente não está pronto para sofrer, não está pronto para viver".

Um livro de uma sensibilidade enorme, repleto de sentimentos, que mexe com dores que são carregadas por uma vida, mas que também traz o conhecimento, o perdão e o recomeço. Que pode acontecer quando menos esperamos.
Para quem ainda não leu nada da autora, recomendo que conheça da sua escrita!


 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!