[Resenha] O Veneno Negro

O VENENO NEGRO

Luciane Monteiro | Venas Abierta | 68 páginas | 2021
Recebido em parceria com a autora


Olá, queridos!

Hoje trago a resenha desse livrinho maravilhoso que recebi em parceria com a autora Luciane Monteiro.

"O Veneno Negro" faz parte da Coleção III Mulherio das Letras, promovida pela Editora Popular Venas Abiertas e que traz diversas escritoras com o objetivo de despertar o questionamento à injusta masculinização na literatura.

Luiza perdeu sua mãe de forma trágica muito cedo e agora vive com seu pai e sua tia, a Madame Safira, uma mulher ardilosa, invejosa e muito maldosa.

A garota vive as frustações comuns à adolescência, porém não sendo suficiente, ela acaba sendo intoxicada pelo veneno que sua tiadrasta lhe impõe dia após dia. Dessa forma Luiza se sente perturbada, com baixa auto estima e se isola completamente de todos. 

"A jovem esbugalhava os olhos e sentia-se zonza ao ouvir tudo aquilo. As palavras de Safira, como todo veneno que saía de sua boca, tinham o dom de entorpecer tudo o que tocavam, e Luiza se sentia levemente esmorecida. Foi nesse momento que a tia ofereceu uma xícara de chá."

A história é curtinha e de leitura rápida, porém intensa, poderosa e repleta de significados. Através de Safira, Luiza e todos os personagens que passam pela trama, a autora nos traz uma mensagem muito valiosa sobre nossos conceitos e o verdadeiro significado das bruxas e fadas que moram no imaginário de muitas garotas, mulheres....

"Admirou-se um pouco mais, como se acabasse de se conhecer. Os olhos agora estavam abertos e viam com clareza, pois o instinto aflorava selvagem e impiedoso. Selvagem e destemido, disposto a anular as sabotagens de dentro e de fora para explorar intensamente aquilo que chamavam de vida, e ela até então não havia compreendido."

O amor próprio é o nosso mais valioso tesouro e cabe somente a cada uma de nós alimentá-lo todos os dias, não deixando jamais que imposições, padrões de beleza ridículos ou qualquer tipo de assédio nos prejudique e nos tire o prazer de viver exatamente como somos.

Essa foi mais uma obra da Luciane que me encantou completamente! E eu agradeço pela oportunidade de conhecer suas histórias, personagens e mensagens sempre tão importantes e necessárias. 

Se você ainda não conhece a escrita da autora eu recomendo e pode começar por essa história maravilhosa.





 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!