[#LendoPoe] William Wilson

 Olá, leitores!

Hoje é dia do projeto #LendoPoe, que realizamos junto com o blog Leitura Enigmática.

E o conto da vez é o "William Wilson", do livro "Medo Clássico - Edgar Allan Poe" (2º vol), publicado pela DarkSide Books. 




Neste conto de Edgar Allan Poe temos a história de um rapaz que quando criança foi estudar em um colégio interno e tão  logo nos primeiros anos encontra um colega com o mesmo nome que o seu. E as semelhanças não param ai, em exatamente quase que tudo eles são iguais, ao não ser pela voz, que no outro sai de forma sussurrada e também por por ele viver atrapalhando os planos maquiavélicos de William Wilson. 

"Também reparei que meu algoz, durante muito tempo, em suas diversas interferências para frustrar minhas intenções, embora reproduzisse com detalhes e assombrosa habilidade todos os meus trajes, cuidara para que eu jamais visse, em momento algum, o seu rosto. Seja lá quem fosse esse Eilson, isso para mim era o cúmulo da afetação, ou da tolice."

E assim, ao longo do conto, nosso personagem se pergunta quem é essa pessoa que o persegue por todos os lados, sempre a atrapalhar e depois some. 

No conto vemos a genialidade de Poe, que consegue de forma envolvente, construir a luta do ser humano entre o perverso, ambicioso e maquiavélico, contra os valores morais e a consciência virtuosa. A dualidade humana.

Um conto que, sem grandes arroubos, te envolve desde às primeiras linhas, com uma narrativa carregada de elementos simbólicos e repleta de reflexões e questionamentos.  Uma verdadeira análise da consciência do ser humano e dos códigos morais e éticos.

Não posso me alongar muito ao falar deste conto do autor, pois quero deixar para o futuro leitor do mesmo, toda experiência que pode encontrar nesta história de William Wilson.

Agora, contar pra mim. Você já conhecia esse conto de Poe? Já leu algum outro do autor?



Edgar Allan Poe – Medo Clássico Vol. 2
Autor(a): Edgar Allan Poe
Lançamento: 2018
Editora: Darkside Books





Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!