[#LendoPoe] Morella

Olá, leitores!

Hoje é dia do projeto #LendoPoe, que realizamos junto com o blog Leitura Enigmática.

E o conto da vez é o "Morella", do livro "Medo Clássico - Edgar Allan Poe" (2º vol), publicado pela DarkSide Books. 




O conto traz o narrador e sua companheira, Morella. Uma mulher de inteligência excepcional, erudita e que se dedicava a estudar filósofos alemães e escritos místicos. Ele então, passa a fazer dessa rotina um hábito seu também.

No entanto, com o tempo, essa fascinação começa a ruir, assim como a deterioração de sua esposa. Tudo passa a ser repugnante e a incomodá-lo de tal forma que seu único desejo é a morte da mulher. 

"No entanto, por fim, chegou o momento em que o mistério do comportamento da minha esposa oprimia-me como um feitiço. Não mais suportava o toque de seus dedos pálidos, o tom de sua fala musical ou o brilho de seus olhos melancólicos."

O conto traz uma trama melancólica com os mistérios da morte e da reencarnação. O casal se une pelo fascínio, a admiração, mas não há amor. E é muito perceptível a agonia que nosso narrador passa a sentir diante da aversão por sua mulher  e tudo que ela representa. O peso dessa relação é muito palpável para o leitor.

A atmosfera é de total mistério, que se intensifica pela ausência de afeto do narrador, que por outro lado também deixa implícita a presença de sentimentos contraditórios dentro de si. A conduta misteriosa de sua esposa o incomoda, no entanto, sua própria sanidade é questionável.

E o cenário de suspense prevalece com acontecimentos que irão surgir após a morte de Morella. Culminando em um final aberto, fantástico e tão pouco explicável, cabendo ao leitor tirar suas próprias conclusões.






Edgar Allan Poe – Medo Clássico Vol. 2
Autor(a): Edgar Allan Poe
Lançamento: 2018
Editora: Darkside Books




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!