[Resenha] A Idade Da Razão

A IDADE DA RAZÃO

Jean-Paul Sartre | Nova Fronteira | 351 páginas | 2021
Recebido em parceria com a Editora


A idade da razão é uma curiosa e interessante história que de alguma forma, ou por algum motivo nela contida, chamará a atenção de qualquer pessoa. Isso porque Sartre remexe em nossa intimidade nos perguntando, sutilmente, coisas que temos dificuldades em responder, seja por desconhecimento ou por desejo de esquecer.

Mathieu é um professor obcecado em ter certeza de que vive em pleno gozo da liberdade. A cada passo que dá na vida, tenta analisar se os fatos não o estão afastando de uma pretensa e necessária sensação de liberdade; o relacionamento amoroso com uma mulher mais velha, os amigos, o trabalho, as convicções políticas.

Tudo é alvo de uma particular avaliação para que sua decisão não implique no comprometimento daquilo que lhe é mais caro e precioso, no entanto isso passa a lhe causar sofrimento e dúvida; nos outros, frustração.

“ Você é filho de burgueses, não podia vir a nós assim sem mais nem menos, teve que libertar-se. Agora já conseguiu. É livre. Mas para que te serve a liberdade, senão para tomar posição? Você gastou 35 anos na sua limpeza e o resultado dela é um vazio.”

Ele se relaciona com Marcelle, uma mulher mais velha que, a princípio, aceita essa sua maneira ser. No entanto ela engravida e depois de tantos anos de relacionamento sem uma oficialização, sem um avanço, ela passa a se perguntar se o caso não deveria ir adiante, se não deveria prosseguir com a estação. Mas o que realmente se torna alvo da conversa do casal é o planejamento de um aborto.

Surgem os percalços que começam a colocar à prova os conceitos de Mathieu. Ele não tem dinheiro para pagar um aborto com um médico, mas não quer submeter Marcelle a uma velha carniceira, pela qual poderia pagar. Ele segue, então, numa peregrinação em busca de conseguir o valor emprestado, mas todos ou não têm o dinheiro, ou lhe negam o pedido.

Mathieu começa a se desesperar, pois através de sua a perspectiva um casamento formal, a construção de uma família, significaria não só a perda da liberdade, mas também a certeza de um envelhecimento que igualmente lhe perturba.

“ Você se tornou um velho estudante irresponsável. Você tem 34 anos, seus cabelos já estão grisalhos, você nada mais tem de mocinho, não te vai bem a vida de boêmio. “



O livro aborda uma série de temas que afligem as pessoas, coma a vaidade, o orgulho, as relações baseadas em benefícios financeiros e todo o esforço que as pessoas fazem para dissimular tais comportamentos. O sofrimento em que se colocam ao privilegiarem relações individualistas na ilusão da vantagem imediatista.

Acredito que cada um possa ter uma percepção um pouco diferente sobre as mensagens de Sartre, mas, para mim, fica bem claro que a falta de sinceridade e altruísmo entre os personagens fez a todos infelizes.

Livro indispensável, pois nos causa forte reflexão. Mas também não deixa de nos intrigar, já que a curiosidade persegue até o fim, sobre o desfecho da situação do casal.
 


Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!