[Resenha] Contos

CONTOS

Anton Tchekhov | Nova Fronteira | 264 páginas | 2021
Recebido em parceria com a Editora


A cada nova leitura fico mais admirado com a literatura russa. São textos fascinantes, não por um clímax no meio da história ou por um grande e surpreendente desfecho, mas pela assertividade e perspicácia com que constroem as personagens, tão calcadas em figuras reais e do nosso dia a dia, num enredo repleto de momentos em que encontramos alguém, ou a nós mesmos.

Na reunião de contos de Anton Tchekhov, publicada pela editora Nova Fronteira, o leitor pode se deleitar com mais de trinta textos, de variados gêneros, do dramático ao satírico, sobre situações corriqueiras, inusitadas, absurdas, banais, sempre contadas com grande concisão, ou seja, o história se desenrola rapidamente, mas sem o compromisso de uma definição sólida.

O autor não julga, não idolatra nem revela personagens de caráter indiscutíveis, assim como é na vida real, todos podem possuir alguma falha.


A forma como Tchekhov desenvolve os conflitos e caracteriza personagens nos aproxima, incrivelmente, de quase todos os contos. Por isso posso dizer que recebi este livro como um surpreendente e adorável presente.

E para citar, com grande dificuldade em escolher, alguns contos que mais gostei, segue abaixo:

- Zinotchka

- O bilhete de loteria

- Ninharias da vida

- Inadvertência

- Ana no pescoço

Os contos são curtos e bem dinâmicos. Com certeza, uma ótima opção para ler com outro livro, saborear um pouco a cada dia, já que provoca reflexões.



 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!