[Resenha] A Vida Invisível de Addie LaRue

A VIDA INVISÍVEL DE ADDIE LAURE

V. E. Schwab | Galera Record | 504 páginas | 2021
Recebido em parceria com o Grupo Editorial Record


Estamos fadados ao esquecimento?

"Meu nome é Addie LaRue. Sou filha de Jean e Marthe e nasci em Villon, no ano de 1691, em uma casa de pedra que fica atrás de um velho teixo..."  

Alguns livros se tornam tão intensos e marcantes que eu sinto dificuldades de colocar no papel todo sentimento que tive durante a leitura e este, com certeza, é um deles...

Adeline LaRue é uma garota francesa que tinha o sonho de viver livre e de acordo com suas próprias vontades. E ela realmente consegue, ao realizar um pacto com um deus e a escuridão responder. Eles selam um acordo e Addie dá sua alma em troca da imortalidade.

Porém tudo tem seu preço... E ninguém, além da escuridão, irá se lembrar de Addie... Todos que a conhecerem, ao virar as costas, vão esquecer.

"Nunca faça preces aos deuses que atendem depois do anoitecer."

Dessa forma, vamos acompanhar Addie entre os primeiros anos de imortalidade e o momento presente, trezentos anos depois, em Nova York.

E ela vive cada dia dessa maldição de ser sempre esquecida e sozinha. Até que conhece Henry e, para seu espanto, ele se lembra dela.

"Mas agora Addie sabe muito bem que essas história estão repletas de seres humanos tolos que fazem tolices, que são fábulas de alerta sobre deuses, monstros e mortais gananciosos que desejam coisas demais e não conseguem compreender o que perderam. Até que pagam o preço, e é tarde demais para voltar atrás."




Esse livro tem uma das narrativas mais lindas que já li! É intenso, emocionante e melancólico. Portanto, uma leitura que deve ser feita com calma, sem pressa.

A história traz muitas reflexões diante da nossa existência. A vida de Addie é retratada de forma dolorosamente sincera, pois a personagem tem que aprender a conviver em ser esquecida e sozinha. E ao mesmo tempo é poético, pois a autora consegue mostrar que conseguimos sim, nos apaixonar e ter o coração destruído em uma única noite, que se pode, mesmo sendo "invisível", deixar sua marca no mundo. E foi o que Addie fez!

"Porque a felicidade é breve, mas a história é duradora e, no fim, todo mundo quer ser lembrado."

Às vezes nos preocupamos tanto com o tempo que esquecemos de viver! E não importa os feitos, grandes ou pequenos, o importante é a marca que deixamos.

Vou levar essa leitura no coração e sempre lembra de Addie LaRue!

"O que é uma pessoa, se não as marcas que deixa para trás?"

⚠️ Gatilhos: violência sexual, suicídio, alcoolismo, vício em substâncias e agressão. 

 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!