[Resenha] As Sombras de Outubro

AS SOMBRAS DE OUTUBRO

Soren Sveistrup | Suma | 416 páginas | 2019
Recebido em parceria com a Editora


As Sombras de Outubro, de Soren Sveistrup, roteirista da série The Killing, é um thriller sueco que definitivamente entrou para minha lista de favoritos.

Uma trama que te envolve logo nas primeiras páginas e já demonstra  ser um enigma que não será nada fácil de ser desvendado.

A narrativa dentro de uma característica bem peculiar joga para o leitor uma caçada frenética e tensa em busca da solução do mistério, que ganha cada vez mais contornos intrincados e nada é como parece ser. 

É bem aquele típico quebra-cabeça que você tem que ir juntando as peças, no caso, as pistas, e chegar a uma conclusão final. E já digo, nada vai te preparar para essa leitura.

Um serial killer está a solta matando mulheres, que aparentemente não cuidam bem de seus filhos. Ele não perde tempo e a cada crime as coisas ficam mais brutais e o único ponto em comum são bonecos feitos de castanhas deixados no local dos assassinatos.

Para deixar tudo mais complexo, há um caso antigo e talvez ainda não solucionado, envolvendo a filha de uma importante figura política.

"Parece que a situação está se repetindo e passa por sua cabeça que o inferno deve ser assim, ter que reviver as mesmas cenas horríveis uma vez atrás da outra."




Gente!!! Que leitura foi essa!  O enredo é inteligente e viciante, e mesmo diante de algumas cenas mais fortes, a narrativa é fluída e cheia de ação. Os personagens são  muito bem construídos e intrigantes. E ainda, em meio a toda investigação, há um drama familiar marcante e que confesso, me emocionou muito em diversos momentos. 

É admirável a forma como o autor conduziu toda história, as descrições de algumas cenas são fortes, difíceis e é tudo realmente muito gráfico, você consegue sentir na própria pele. A sensação é forte e podemos também sentir toda frieza do assassino, o qual percebemos desde o início que o ódio é sua principal motivação. 

E o final é incrível e totalmente surpreendente  e sabe aquele quebra-cabeça que falei? As peças acabam se encaixando perfeitamente. Vale cada página.

Pra finalizar, a série acabou de estrear na Netflix e claro que foi uma experiência fantástica completar essa leitura já assistindo tudo na tela. Considerei bem fiel ao livro e eu gostei muito. 

Quem gosta do gênero não pode deixar de ler esse livro e assistir a série. Uma ótima indicação!



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!