[Resenha] As Confidências e Arsène Lupin

AS CONFIDÊNCIAS DE ARSÈNE LUPIN

Maurice Leblanc | Zahar | 286 páginas | 2021
Recebido em parceria Companhia das Letras


Arsène Lupin é um notável criminoso, por sua inteligência e sagacidade, que nos mais variados golpes toma posse de grandes quantias em dinheiro, joias ou qualquer objeto valioso.

Muitos são os casos em que se envolveu e que intrigam por todo o mistério em que estão envoltos. A forma como os golpes puderam ser bem sucedidos e toda a artimanha aplicada são curiosidades a serem reveladas para aqueles que, incansavelmente, estudam o modo de agir de um dos mais célebres criminosos.

Neste volume, da exemplar coleção Zahar Bolso de Luxo, Lupin revela suas memórias sobre vários crimes por ele articulados e executados, toda a dor de cabeça que causou às autoridades, em especial à Ganimard, um velho investigador da polícia francesa e eterno inconformado com o fato de nunca tê-lo prendido.

As histórias são como resumos de seus grandes planos criminosos, evidenciando a inteligência de Lupin, a ousadia como elemento surpresa, a grande capacidade de transformação da aparência física e o engodo, que coloca a vítima exatamente onde ele deseja.

O humor também está presente e muitas vezes por conta de Ganimard virar chacota das peripécias de Lupin, que sempre prefere o uso da astúcia à violência.



Lupin é incorrigível! Até quando parece ter a intenção de ajudar está levando sua carteira embora. Não tem como não se divertir com ele, já que faz até os mais abastados, pretensamente inteligentes, parecerem meros idiotas manipuláveis quando eleitos para seus golpes.

Um livro muito bom para conhecer o personagem e aguçar a curiosidade pelas histórias que ele viveu.






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!