#LendoPoe | O Corvo

Olá, leitores!!!

Vamos de #LendoPoe? Projeto  realizado junto com o blog Leitura Enigmática e com o autor Bruno Godoi @brunogodoiautor como patrono.

O conto do mês e que encerra este primeiro volume é O Corvo, do livro Medo Clássico - Edgar Allan Poe, lançado pela DarkSide.




A edição da Darkside traz as duas mais famosas traduções do poema - de Machado de Assis e Fernando Pessoa, além do original. O Corvo é um dos mais conhecidos - se não o mais conhecido - poemas de Edgar Allan Poe. É tido como um dos poemas mais assustadores, carregado de melancolia, solidão e sombras. 

O Corvo fala sobre um homem perturbado com barulhos vindos da porta de seu quarto, proporcionando uma atmosfera misteriosa e agonizante. O ser que o incomoda quer comunicar-se e afligir o homem psicologicamente a respeito de um trauma relacionado à morte de uma mulher, Lenore.

A chegada do Corvo o assusta de tal modo quanto seus fantasmas diante da tragédia, lhe fazendo lembrar da atual dor de sua alma.

“É uma visita pedindo entrada aqui em meus umbrais; Uma visita tardia pede entrada em meus umbrais. É só isto, e nada mais.”




A questão da tradução, feita por dois expoentes da língua portuguesa, deixa claro o quanto uma tradução pode trazer uma nova obra e são notáveis as diferenças entre os versos de cada tradutor. 

Neste caso, o texto de Machado de Assis opta por deixar a estrutura formal de lado e ater-se mais no conteúdo, enquanto Fernando Pessoa  realiza um trabalho mais minucioso e tenta manter, ao máximo, o estilo de Poe. 

Eu particularmente apreciei mais a versão de Pessoa. 

Mais do que ler um poema e apreciar a obra do autor, vale a pena uma reflexão sobre o texto e ainda conhecer o contexto da época e o processo de criação. E esses são elementos que podemos destrinchar em O Corvo , além do oculto, das metáforas e sentidos dos versos de Poe. 

Finalizei essa primeira edição maravilhada e não vejo a hora de começar o próximo livro. 

“Com longo olhar escruto a sombra, que me amedronta, que me assombra.”




Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!