[Resenha] Da África ao Quilombo

DA ÁFRICA AO QUILOMBO

João Carlos S. C. Barreto | Editora Sinna | 2021
Lido em parceria com a Editora


"Da África ao Quilombo" traz a história do personagem Kamau, um africano que é capturado após um ataque a sua aldeia em Angola, África. 

Kamau é separado de sua família e levado para a Costa de Angola e de lá seria enviado ao Brasil como escravo. Um momento cruel, onde ele passaria por muitos desafios para conseguir se libertar e reencontrar sua família.

"Quase um milhão de negros saíram do Congo e Angola em direção ao novo continente. Aproximadamente 161 mil chegaram à Bahia e 893 mil ao Sudeste Brasileiro naquele momento triste da colonização."

O livro traz a  saga de Kamau, nosso personagem fictício, porém, foi toda baseada em lugares e fatos reais durante a História escravagista no Brasil.



Eu sempre me interesso por livros que trazem fatos históricos e a escravidão é uma das partes que mais me tocam a alma quando vejo tamanha covardia social.  E essa leitura proporcionou muito dessa época,  autor trabalhou muito bem fatos reais com a ficção, dando ao leitor a situação vivida por muitos africanos.

"Kamau ficou surpreso por ser o imediato também um negro, estava inconformado com a descoberta. 
O negro mais velho revelou que tudo aquilo, a escravidão, não era só uma questão de cor de pele, mas uma questão econômica."

Através de Kamau, podemos perceber, que mesmo diante de toda dificuldade, das mortes e perdas por esse caminho tão triste, havia algo importante, a relação de afeto e solidariedade estabelecidos por africanos escravizados. E um aspecto crucial na história da escravidão foi a resistência escrava, com a formação de localidades arranjadas por escravos e que permitiram comunidades quilombolas, que desempenharam papel importante.

Durante a leitura é perceptível todo trabalho de pesquisa do autor e eu gostei muito de conhecer essa obra. Um livro rico em informações desse período histórico e que vale ser lido, principalmente por aqueles que gostam desse tipo de leitura.



 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!