[Resenha] O Homem Invisível

O HOMEM INVISÍVEL

H. G. Wells | Zahar | 232 páginas | 2019

A pequena e tranquila cidade de Iping tem uma rotina calma e completamente previsível. Nada surpreende ou segue fora do esperado!

A neve cai e o frio recepciona um estranho e misterioso visitante que pede hospedagem na pensão do local. A princípio seu figurino não causa muita curiosidade, justificado pelo enorme frio. Mas um homem coberto da cabeça aos pés, com o que restaria de pele aparente coberta por ataduras, no mínimo intriga.

Seus modos são diferentes, às vezes ríspido, se recusando até mesmo a aceitar a gentileza da dona do local em lhe retirar o sobretudo, para ficar mais à vontade; ele nem mesmo se alimenta na frente dos outros.

O forasteiro pede para que a dona da pensão providencie o transporte de sua bagagem, que ficou na estação. A surpresa é grande quando ela testemunha a enorme quantidade de recipientes e livros que o homem pediu para trazer, aparentemente substâncias químicas.

O tal homem passa a ser o assunto da cidade, seja por todo o mistério a sua volta, seja por seus modos muito peculiares. Ele exige total privacidade, já que irá trabalhar no espaço locado.

A curiosidade dos moradores da cidade e a impertinência do estranho começam a gerar situações conflituosas, somando-se a isso alguns crimes inexplicáveis que passam a acontecer, a população começa a pressionar o tal sujeito, buscando respostas.

A desconfiança de alguns transforma-se em certeza quando um rompante do forasteiro revela sua invisibilidade, dando início a uma caçada frenética ao mais assustador ser procurado pela polícia.




H. G. Wells estabelece uma brilhante temática que abre caminho para uma discussão comportamental através da literatura de ficção científica. Ao longo da história percebemos a mudança na personalidade do protagonista pelo recrudescimento de sua violência, a impaciência e a perda de valores morais necessários à boa convivência.

A perspectiva de infinitas possibilidades, de impunidade, através da livre ação pela invisibilidade, parece aflorar no personagem o que nele há de pior, agindo sem medir as consequências e o sofrimento alheio. 

É uma história intrigante e imperdível, que nos leva a pensar sobre até onde podemos ir, ou o que devemos fazer com nossas habilidades ou poder.



 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!