[Resenha] Mulher Emudecida

MULHER EMUDECIDA - Contos

Maria Mortatti | Scortecci Editora | 96 páginas | 2021
Recebido em parceria com a Editora

Mulher Emudecida, da autora Maria Mortatti, é o primeiro livro da trilogia Essa Mulher. A obra é composta por 20 contos que dão voz a uma mulher emudecida,  que representa as milhares de mulheres oprimidas e silenciadas pelo poder do homem e de uma sociedade que ainda necessita de um aprendizado forte perante o respeito e ao direito de cada pessoa, independente de qualquer situação.

A obra traz toda jornada dessa mulher, desde a infância até a vida adulta, passando por todas as dificuldades ao qual ela foi limitada e silenciada, não podendo expor sua essência por completo. Seja por preconceito ou alta rigidez diante do comportamento a que se julga ser o "correto". 

"Era preciso ter coragem de finalmente de nomear a que se vê e se diz em primeira pessoa - feminina e pluralmente singular: eu."



A autora despe de forma sensível, porém sem rodeios esse caminho, triste e doloroso, dentro do universo feminino.

E nesse caminho, na solidão e na busca por amparo, acredita-se que o grande libertador seja o amor, o acalento de sua liberdade. Porém, por vezes, não é regra esse final feliz. E aqui encontra-se a libertação através da literatura, um amor sim, que mostra a compreensão do amor por si mesma. E que salva e liberta!

"Era então preciso escrever, para buscar traduzir o que havia tanto tempo eu adiara, quando, pela via dolorosa, buscava em outros a paixão que somente em mim poderia encontrar."

Essa foi uma leitura curtinha, porém tão intensa e repleta de questionamentos e reflexões. A escrita da autora é firme e ao mesmo tempo sensível, conseguindo chegar ao fundo do nosso íntimo e dar aquela agitada nos sentimentos. 

Foi uma experiência maravilhosa para mim! 

Eu realizei esta leitura quase que ao mesmo tempo que a amiga Ana do @cafe_com_leitura. E por suas palavras já sei que o segundo livro é tão sublime quanto este e eu já quero ler também.

Só digo, leiam!



 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!