[Resenha] O Fantasma de Canterville e Outros Contos

O FANTASMA DE CANTERVILLE E OUTROS CONTOS

Oscar Wilde | Nova Fronteira | 160 páginas | 2021
Recebido em parceria com a Editora


Tive a grata satisfação de, por meio da parceria com a Editora Nova Fronteira, conhecer e passar a admirar mais um grande escritor. Através dessa reunião de grandes contos de Oscar Wilde pude incluir mais um notável nome para me aprofundar em seus pensamentos.

Seu texto flui de maneira muito rápida, com um tom irônico e sarcástico por vezes, nos apontamentos e críticas sobre as desigualdades sociais, a falta de empatia entre as pessoas e os abusos dos governantes.

Em cada conto há uma lição para a vida, com uma apurada análise sobre o comportamento humano em suas relações. O autor nos coloca diante de um espelho que nos confronta através de nossas atitudes, ainda hoje recorrentes.

São oito contos, com as mais variadas situações, muito bem delineados e construídos.




Em O Fantasma de Canterville uma assombração, depois de perturbar por gerações seus parentes, acaba por ser humilhada quando outra família descrente compra a velha casa e lá vai morar. E só a misericórdia de uma garotinha poderá libertar o fantasma do martírio em que se encontra desde que, ainda em vida, cometeu um grave erro.

O Príncipe Feliz é a redenção de um príncipe que vivia alienado por sua riqueza e abastança. A tristeza nunca havia lhe tocado até ser colocado, em forma de estátua, na colina da sua cidade, de onde passou a enxergar todo o sofrimento e injustiça a que seu povo estava submetido. Com o auxílio de uma andorinha passa a se desfazer de todos os adornos e joias que lhe compõem, em benefício dos mais necessitados.

Um amor aparentemente impossível é retratado em O Pescador e Sua Alma, onde um homem se apaixona por uma sereia e deseja no mar viver esse grande amor. O obstáculo para tal desejo é sua alma, da qual precisa se separar para que seja possível a mudança. Todos condenam o seu desejo e amaldiçoam a união do homem à sereia, mas o amor lhe garante a certeza para tudo superar.

A vaidade, a soberba e a arrogância permeiam o conto O Foquete Notável, onde um indivíduo, igual a tantos outros, se torna pedante e cego por um comportamento doentio de pretensa superioridade. Mesmo contra todas as evidências em contrário, o foguete se apresenta como um ser tão magnífico que os outros seriam incapazes de compreendê-lo.

Essa é só uma breve explanação de um livro que deve, sim, ser lido na íntegra. São textos instigantes e muito precisos, com um valor social inegavelmente forte e necessário; um descortinar de nós mesmos!



 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!