[Resenha] Nossa Parte de Noite

NOSSA PARTE DE NOITE

Mariana Enriquez | Intrínseca | 544 páginas | 2021
Intrínsecos #32


Olá, leitores!!! Hoje trago para vocês minha opinião sobre o livro de maio do Clube Intrínsecos, Nossa Parte de Noite, e vou ser sincera, não foi uma leitura fácil de realizar.

A obra traz a história de Gaspar, que perdeu sua mãe de forma obscura, em um suposto acidente. Juan, seu pai, suspeita de algo pior e tenta proteger o menino do destino que lhe é designado. 

Acontece que Juan é médium de uma sociedade secreta, a Ordem. Tal seita se relaciona com a Escuridão, diante de sacrifícios, e agracia os Iniciados com mutilações e ferimentos, para tanto é preciso a presença de um médium nos rituais. Porém o destino destes é cruel, pelo grande desgaste físico e mental, e Juan está definhando.

Após descobrir que Gaspar também tem seus dons, Juan decide fazer de tudo para que a Ordem não o pegue e ao mesmo tempo busca respostas pela morte de sua esposa. 




O livro começa de forma bastante intensa e os personagens são bem construídos. Já aviso que os capítulos são longos, na verdade, dá a sensação de uma divisão por contos, o que torna a leitura mais lenta. Além disso, a autora possui uma escrita prolixa, o que pode agradar alguns e desagradar outros. Para mim foi um desafio.

Os detalhes não são poucos e uma série de aspectos são abordados durante a história. Vai bem além da fuga de um pai com seu filho para escapar de uma seita macabra. Algumas partes são muito intensas, com grande carga de violência, sexualidade e o mais interessante é que a autora relaciona os horrores ficcionais com a realidade de uma Argentina em tempos da Ditadura. 

Embora, não tenha me agradado totalmente, talvez pelo fato de ter achado que poderia ser uma narração mais curta, sem prejuízo algum, é uma leitura bastante interessante.

Um terror/horror mesclando o aspecto road trip, com o sobrenatural e ainda tratando muito dos aspectos sociais da Argentina, o que proporciona angústia, o medo e a incerteza da realidade, ou seja, eventos reais e terríveis que ainda assombram à época atual. Resultado: algumas partes bem incômodas durante a leitura. 

Para quem gosta do gênero, vale a pena conferir. 





 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!