[Resenha] Mesa de Canto

MESA DE CANTO

Thais Tomaz | Luva Editora | 86 páginas | 2021
Recebido em parceria com a Editora


Flávia e Júlio são personagens que trazem um encontro de almas nas ruas do Subúrbio do Rio de Janeiro. 

Flávia carrega feridas da perda da mãe e a rejeição de um pai que nunca a quis como filha. Foi criada por sua avó e seu padrinho Russo, que é dono de um bar onde ela trabalha. 

Júlio é músico, toca nas noites do Rio. Porém seu coração é dilacerado pela perda precoce de um irmão e a mãe que sofre pelo filho que se foi de forma tão trágica. 

O encontro dos dois é sublime e vai além do amor terreno. É um encontro de almas...

"Voltou o foco para os olhos da moça e deparou-se com uma grossa camada de lágrimas que nem que ela se esforçasse muito deixaria de rolar. Júlio tinha certeza de que aquele rosto estaria, para sempre, gravado na sua memória."



"Mesa de Canto" é um livro curtinho, porém com uma narrativa extremamente forte e carregada de sentimentos. Os personagens carregam dores profundas, experiências dolorosas e com isso trazem grandes reflexões ao leitor. 

É um romance com forte carga dramática, diante do encontro do casal e de suas feridas abertas, vamos encontrar tragédias da vida real e situações que são difíceis de aceitar. E eu precisei de algumas pausas durante essa leitura...

"Flávia sorriu e, com a exaustão de uma vida inteira, deixou a fera do peito afrouxar os arreios, chorando baixinho embaixo da corrente de água. Era como se o banho estivesse levando a coleção de lutos que ela carregava ao longos dos anos."

Foi minha primeira experiência com uma obra da autora e eu sai extremamente mexida, com os sentimentos à flor da pele diante de sua escrita forte e poética. De forma bastante lúcida e corajosa, ela nos mostra o cotidiano das ruas cariocas. A vida noturna, em meio aos  barzinhos, rodas de sambas e principalmente a violência. 

E mais: o reconstruir diário e permanente após cada tragédia vivida... Finalizei essa leitura com o coração em um misto de aperto e acalento por cada um desses personagens.

Esse é um livro que faz parte do projeto Incubadora de Sonhos, da Luva Editora e você tem que conhecer essa história!






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!