[Resenha] A Metade Perdida

 A METADE PERDIDA

Brit Bennett | Intrínseca |  336 páginas | 2021


Olá, leitores!!

Mais um livro do Clube Intrínsecos por aqui! O livro da caixinha 030, referente ao mês de março, é o segundo romance da autora Brit Bennett e que livro minha gente!

Desiree e Stella Vignes são as gêmeas da cidadezinha de Mallard. O que as deixam famosas entre os habitantes, além de serem idênticas e inseparáveis, é que as duas fugiram da cidade aos 16 anos. Contudo, depois de 10 anos, uma delas retorna. 

Mallard é uma comunidade conhecida por serem negros de pele clara, resultado de gerações que foram clareando ainda mais a pele. E agora Desirre está de volta e não voltou sozinha.

Para o choque dos moradores Desirre retorna com sua filha, de pele muito escura... Enquanto Stella, separada da irmã, se casa com um homem branco e rico e tem uma filha branca, ninguém imagina seu passado.

As pessoas achavam que ser diferente tornava você especial. Mas não, só deixava você solitária. Especial era pertencer a algo maior, com outras pessoas. ”

Por mais distante que os caminhos das irmãs se tornam, o destino se encarrega de colocar suas filhas lado a lado. E agora o que pode acontecer desse encontro?



O livro aborda o colorismo e outros temas importantes como conflitos familiares, a violência doméstica, o preconceito e a transexualidade. Uma história que vai se passar entre os anos de 1950 e 199o de forma bastante sensível e emocionante.

A narrativa intercala o ponto de vista dos personagens de modo individual, o que nos deixa muito próximos de seus reais sentimentos. E o que mais mexeu comigo foram as escolhas de Stella, eu refleti muito sobre sua fuga do passado e o quanto isso a perseguiu por uma vida inteira. 

“Quem nunca sonhou em deixar a si mesmo para trás e recomeçar como uma nova pessoa?"

A parte das filhas também é forte e emocionante, pois vemos o quanto as duas são diferentes e ao mesmo tempo podemos perceber reflexos de suas mães. Além, que é a partir desse encontro que elas descobrem o passado.


Eu me emocionei muito durante essa leitura. Denso e com várias camadas que trata de questões raciais, até mesmo dentro da própria comunidade negra, a autora nos mostra o conceito do  colorismo e como o passado influencia em nossas vidas. O final, eu gostaria que fosse outro, mas talvez não houvesse mesmo outro modo de terminar. 

Eu recomendo demais essa leitura Sem dúvida alguma, essa resenha não passa nem um terço do que a história proporciona.


🧡 INDICO  PARA TODAS PESSOAS.

Conhecia a obra? Já tinha ouvido falar sobre colorismo?








Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!