[Resenha] Encontro de Marés

Encontro de Marés

 Manuela Marques Tchoe |  Pendragon | 294 páginas | 2019


Em "Encontro de Marés" vamos conhecer Mariana, Teresa e Rosa. Três mulheres apresentadas em momentos diferentes, mas que carregam uma coisa em comum. Algo cruel, doloroso e que nunca será apagado de suas vidas.

Rosa nos traz o passado. Criada por sua avó em Salvador, sua infância é interrompida quando seu pai reaparece e a leva, transformando sua vida para sempre.

Em tempos atuais, Mariana é uma jovem que volta da Alemanha para seu país de origem. Um lugar que ela jamais pensou em estar novamente, pois a lembranças são feridas que ela não gostaria de reviver. 

Teresa é casada e tem um casal de filhos. Aparentemente vive uma vida feliz, a não ser pelo medo de ter seus filhos longe de si, o que causa um grande transtorno e sofrimento.

"A tortura que eu sentia era na alma... Era como se um maremoto passasse por cima dela, as ondas gigantes deixando minha pobre alma num coma profundo"


Uma história arrebatadora que transita por um Brasil diverso entre misturas de povos, culturas e que vive entre a beleza e as mazelas da vida. E onde vamos percorrer através dos anos, dos personagens e das vivências fortemente marcantes e dolorosas. Caminhos que se separam, mas que a força do destino, os cruzam novamente. 

A trama vai interligando os acontecimentos. E aos poucos vamos compreendendo o quão forte é essa narrativa. A autora traz temas importantes e tristes, sobre a prostituição infantil. As marcas deixadas e infelizmente a impunidade. 

“As ondas quebravam nas pedras pontudas, o sal se espalhava no limo escorregadio. Assim era nossa vida, escorregadio nas beiras, procurando não cair a cada passo. Não havia farol pra nos guiar, apenas o ar quente, pesado que nem tijolo, acumulando no peito.”

Eu não estava preparada pela intensidade dessa leitura e sai dela com o coração apertado, porém mais forte, pois apesar dos percalços, ainda podemos crer na força do bem e do amor. 

Ressalto ainda a riqueza dessa obra quanto a cultura brasileira, em especial a baiana. Uma história emocionante, inesquecível e que vai arrebatar seu coração!



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!