[Resenha] A Palavra que Resta

A PALAVRA QUE RESTA

Stênio Gardel | Companhia das Letras | 2021 | 160 páginas
Lido em parceria com a Editora

Tive a grande oportunidade de ler este livro do Stênio Gardel antes de ser publicado, como também conhecer um pouco do autor em um encontro virtual e já sentia que seria uma leitura que iria me arrebatar por completo. 

Em uma escrita extremamente sensível e envolvente, vamos conhecer Raimundo Gaudêncio,  um homem de 71 anos, que em posse de uma carta, deixada por seu grande e primeiro amor, Cícero, resolve que chegou a hora de conhecer seu conteúdo.

A carta, escrita por Cícero, nunca foi lida, pois Raimundo não sabe ler. E ele também nunca deixou que alguém lesse por ele, deixando a missiva guardada por todos estes anos. E agora, ele decide que precisa aprender a ler e fazer o que precisa ser feito. E assim começamos a saber o que aconteceu no passado do personagem, o amor por Cicero, a separação e todo resto que veio em seguida.

"Cícero não veio. 
O rio escorria calmo e chorava seu murmúrio eterno. Raimundo se levantou e olhou para o céu. As sombras o venciam também, e as estrelas ausentes deviam ter caído de lá e virado os grãos de realidade sob seus pés."



Em linhas temporais alternadas, vemos o passado e o presente. Raimundo ao mesmo tempo que foge de seu passado, nunca deixou para trás todo sentimento que carregou por uma vida inteira. O livro traz momentos bastante fortes e difíceis de imaginar. É dolorido pensar no quanto se perdeu e no quanto poderia ser vivido, se não fosse o preconceito e o medo. Uma história de muitos Raimundos e Cíceros...

Preciso dizer que a escrita do autor foi muito diferente de tudo que imaginei. Stênio escreve com delicadeza, porém de maneira forte e consegue nos tocar o fundo da alma. Despertando os mais diversos sentimentos. Eu me entreguei por completo a esta leitura, senti cada momento vivido pelos personagens e nem sei dimensionar o quanto me senti tocada. 

"[...] uma resposta que podia ter te dado naquele dia, mas agora eu estou aqui de novo, na cruz do rio, depois de tanto tempo, e não tenho mais tanto tempo assim, a vida vai se fiando de um dia mais frágil que o outro, eu preciso alcançar tua carta e olhar pra trás, descobrir o que fiz da minha vida."

Uma história intensa e poderosa que nos traz o interior do Ceará, retratando personagens tão reais, com vidas marcadas pelo trabalho árduo e a luta diária. Como também mostra de maneira intensa e arrasadora, a homofobia e a força da família em nossas vidas. Porém, além de tudo, também é uma história de superação, aprendizado e libertação. 

Finalizei essa leitura com o coração aquecido!






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!