#LendoPoe | Berenice

 Olá, leitores!!!

Vamos de #LendoPoe? Projeto  realizado junto com o blog Leitura Enigmática e eu convido vocês a passarem por lá para conhecerem a opinião do Gustavo também.

Berenice, foi publicado pela primeira vez em 1835, por um periódico da época.


"Berenice" é um conto curto, porém repleto de descrições cercadas de terror e suspense, trazendo elementos que invocam a dualidade entre a vida e a morte. 

Egeu é nosso personagem narrador e está prestes a se casar com sua prima Berenice. Egeu é um homem de personalidade peculiar que passa horas vagando em extrema fascinação por algo, o que faz com que ele se isole do mundo exterior. 

Durante um desses períodos, Berenice passa a sofrer de uma doença desconhecida que aos poucos a vai consumindo, até que a única parte que ainda encontra-se em boas condições são os dentes. E com sua morte, a obsessão de Egeu passa a proporcionar estranhos acontecimentos.

“E que, assim como na ética o mal é uma consequência do bem, da mesma realidade, da alegria nasce a tristeza.”



Este é um conto de Poe que traz uma das características mais marcantes de suas obras, a aflição. 

Os personagens são humanos em sua forma mais sombria e trazem suas agonias em pensamentos cruéis de forma clara, que proporcionam ao leitor a forte sensação de choque e angústia. Além do incomodo pela violência aparente, como uma forma de expressão de sentimentos e pelo psicológico sinistro de seus personagens. 

Até onde somos capazes de ir quando se trata de preservar nossas lembranças?

Se você já leu o conto, conta o que você achou aqui embaixo nos comentários!






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!