[Resenha] Inverso em Prosa 16 Anos em muitas Histórias

Título: Inverso em Prosa 16 Anos em muitas Histórias

OrganizaçãoEditora Inverso | Editora: InversoPáginas132 | Ano2020
Recebido em parceria com a Editora

 

Olá, leitores!!!

Hoje venho dividir com vocês minha opinião sobre esse livro que recebi em parceria com a Editora Inverso, o qual eu desejava ler desde o lançamento.

"Inverso em Prosa 16 anos em muitas histórias" é o resultado de um concurso literário em comemoração aos 16 anos da Editora. O livro traz 17 contos e crônicas. São histórias das mais diversas e em todas compartilhando o tema de 16 anos.

São lembranças, relações familiares, gravidez precoce, suicídio, amores não correspondidos, racismo, costumes e gerações passadas, todos elementos que cada um desses textos trazem. Pedacinhos de cada autor, momentos compartilhados, proporcionando ao leitor os mais diversos sentimentos.

Eu me senti profundamente envolvida por cada conto e por cada experiência vivida. E gostaria muito de falar de cada um deles, pois me tocaram de formas diferentes. 

Porém, para não estender muito minha resenha e tirar o sabor dessa leitura, que merece ser conhecida, vou falar de um que me tocou de forma mais intensa, por eu ter me identificado demais com a época e as experiências passadas.

O texto "Nossos 16", excepcionalmente escrito a quatro mãos, por Fernanda Morishida e Mônica Moro Harger. O ano é o de 1992, onde as escritoras tiveram seus 16 anos e como elas mesmas classificam "o mundo era outro". Um mundo que incluía o direito ao voto aos 16, à protestos contra o governo e fazer parte da geração "cara-pintada". Viver o primeiro impeachment do país... Vibrar com a primeira medalha de ouro olímpica, do vôlei masculino que fez história...

"Na fronteira entre a saudosa meninice e a eterna fase adulta, ter 16 anos foi um presente. Pois o belo da adolescência é poder transitar entre a inocência de criança e as infinitas possibilidades recém-conquistadas."

Eu li e reli esse texto em especial, pois, mais um ano e seriam os meus 16. Portanto, vivi essa geração e me senti muito nostálgica durante a leitura.



Enfim, é uma leitura muito prazerosa e que aquece o coração. Um trabalho primoroso da Editora para comemorar seus 16 anos de forma impecável e presenteando principalmente nós leitores. 

Não preciso dizer o quanto amei essa obra, conhecer cada um dos talentosos  novos escritores que participaram da antologia e que enaltecem a literatura nacional. Além dessa edição que está maravilhosa!

Só agradeço pela oportunidade de leitura e recomendo e muito essa leitura!






Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!