[Minissérie] Self Made



Self Made é minissérie da Netflix e conta a história da primeira mulher negra que se tornou milionária dependendo unicamente de seu próprio esforço e perseverança.

Madam C. J. Walker é uma das figuras mais notáveis da história dos Estados Unidos. Filha de recém libertos da escravidão, Sarah Breedlove teve uma vida árdua, de muita luta e superação dia após dia para tornar real seus sonhos e objetivos. Um símbolo de empoderamento e empreendedorismo feminino à uma época em que as mulheres tinham o mínimo de espaço na sociedade. 

A minissérie é composta por quatro episódios e traz Octavia Spencer no papel de Sarah e Tiffany Haddish como Lelia, filha de Madam Walker. 



Sarah ficou órfã, foi mãe e enviuvou muito cedo. Trabalhou como lavadeira e, por muito pouco não ficou careca. Porém graças a um produto tudo mudou, o que a motivou a trabalhar para a dona do produto.  No entanto, Sarah não é aceita por "não ter o perfil" adequado. Assim, por conta própria, ela constrói sua própria marca, que viria a ser uma revolução na história cultural da mulher negra.




Os acontecimentos narrados durante a série foram inspirados em uma biografia escrita por sua bisneta e infelizmente, somente quatro episódios, acabam falhando em mostrar mais da vida e de como ela chegou onde chegou - embora saibamos que foi com bastante trabalho.

Mesmo sentindo falta de um aprofundamento maior, a série destaca a dificuldade da mulher e, mais ainda, uma mulher negra em uma sociedade que sempre massacrou a minoria. Sarah é um símbolo de inspiração e motivação da força feminina. 



Outro ponto que gostaria de destacar é que não que não tinha conhecimento sobre Madam Walker e nem seus feitos para mulher no século XX, o que a série contribui para demonstrar sua importância, pois foi por ela que aconteceu a primeira reunião de mulheres empresárias dos EUA, independentemente de sua raça ou origem social. E tudo isso em 1917, em meio a uma Guerra Mundial. 



Antes de finalizar quero ressaltar também a brilhante atuação de Octavia Spencer, esplêndida como sempre. 

A vida e a História de Madam C. J. Walker é uma história interessante, emocionante e muito inspiradora. Vale muito à pena conhecer!

“Irmãs, irmãs! Vamos falar sobre cabelo. O cabelo pode ser a liberdade ou a escravidão. A escolha é sua.”



 

Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!