[Resenha] Coragem


Título: Coragem
Autora: Raina Telgemeier | EditoraIntrínseca Páginas224 | Ano2020


Quem nunca passou por um momento traumatizante na época do colégio? Difícil passar por esta fase ileso de qualquer sentimento de insegurança. O fato é que todos nós, na etapa escolar ou em qualquer outra, já passamos por algum episódio complicado de superar.

A cartunista Raina Telgemeier retrata nesta HQ autobiográfica alguns episódios de sua vida, estes movidos pelo medo e pela ansiedade, de forma bastante leve e bem humorada. 

Na história, a personagem Raina tem 10 anos e em uma noite acorda com forte dor de estômago e ânsia de vômito. Sua mãe cogita uma virose. No entanto, no dia seguinte, Raina sente os mesmo sintomas na escola, o que a leva criar um forte medo de comer, de passar mal e de fracassar diante de todos. E assim, seus receios crescem a cada dia. 

Ao perceberem algo além, os pais de Raina a levam a uma terapeuta e é ai que surge novos gatilhos. E se os amigos descobrirem? Vão chamá-la de doida?


"Coragem" é uma leitura muito fofa e inspiradora que trata de algo muito importante de forma leve, bem humorada e que nos leva a pensar em nossos próprios momentos de ansiedade e medo. 

Esta é uma obra que eu gostaria muito de ter lido quando era mais nova. Quando ainda sentia receio de expor meus medos e inseguranças. De pensar no que o outro iria pensar e no julgamento que poderia sofrer. Com certeza é uma leitura que nos traz uma lição preciosa do quanto é importante pedir ajuda quando necessário e falar sobre o que sentimos. 




Mesmo sendo uma obra voltada para um público mais jovem, é recomendada para todos. As ilustrações estão lindas e perfeitas. Fiz a leitura rapidinho e terminei com aquele calorzinho no coração.

Gostaram? 

“Você sabe que só tem controle sobre si mesma, não sabe? Existem coisas que você simplesmente não tem como controlar!”



Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!