[Resenha] Um Tordo Fora do Ninho

Título: Um Tordo Fora do Ninho
Autora: Enio Ditterich | EditoraInVerso Páginas: 270 | Ano2020 
 Recebido em parceria com a Editora
 

Olá, leitores!!!

Hoje trago a resenha desse livro maravilhoso, que fala de infância e da busca pela formação de um garoto. 

Nosso menino mora no interior, nascido em 1951 e aqui, narrado de forma muito especial, vamos acompanhar sua infância. 

É esplendoroso seguir esses momentos e eu achei impressionante as lembranças tão vivas e detalhadas do autor, mesmo em tão tenra idade. Eu fiquei fascinada com o cenário, a parte histórica, a casa onde viveu, a família, fatos marcantes e durante a leitura era como se eu estivesse ali, acompanhando e vivendo aqueles momentos. E é tão delicioso quando isso acontece durante uma leitura.

E ficou por isso mesmo. Ninguém me havia visto sair. Eu não podia contar detalhes da minha descoberta e os garotos vizinhos estavam comprometidos pela atitude do colega. Descobri que nem tudo que os mais velhos diziam era verdade, e omitir os fatos poderia ser vantajoso...





É claro também como as coisas e alguns comportamentos são atrelados à época em que se passou. Costumes que vem e vão. Brincadeiras cruéis, que poderiam passar como inocentes e levar consequências para uma vida. E uma passagem do livro foi fortíssima para mim nesse sentido, eu precisei de uma pausa...

E com isso, posso dizer da grandiosidade dessa obra, no tanto de sentimentos que me proporcionaram e no tanto de reflexões que fiz enquanto estive lendo. A formação de uma pessoa como ser humano perante suas experiências. Com certeza vou levar por muito tempo essa leitura comigo.

Embarafustei-me por entre os colegas agitados, ganhei a rua e fui chorando para casa. Não conheci o pó milagroso que então chegara a Constatina, de nome "Q-Suco". Iniciava-se uma nova era, da qual, mais uma vez, eu fora excluído.

Parabenizo o autor por sua escrita maravilhosa, fluída e que me envolveu por completo. Recomendo demais essa obra!



Um comentário

  1. Sua resenha clara, tornou o livro mais interessante,falar de aspectos da infância em comparação com a visão atual, nos faz refletir mesmo.
    Deixo o convite para que visite meu blog e se gostar deixe seu comentário e me siga.bjus.
    Livrospassoapasso

    ResponderExcluir

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!