[Resenha] Submerso em Ossos

Título: Submerso em Ossos
Autor: Fernando Melo | Editora: Luva | Páginas: 160 | Ano: 2019  
Recebido em parceria com a editora


Esse livro é o retrato dos mais variados abusos que são realidade no mundo todo, em maior ou menor intensidade e frequência. Subjugar para desonestamente prosperar é a ferramenta das personalidades cruéis.

A história acontece em uma pequena cidade cearense, onde Eudes, o protagonista, cresceu e se tornou um agente da força policial. Seu pai, Átila, é um ilustre e influente morador; participa da política local e de inúmeras decisões daquela sociedade.

Átila é casado com Suelen, com quem teve duas filhas; já Eudes e Isabel, são filhos de outros relacionamentos. Esses dois são tratados de uma forma bem diferente.

Por trás do aparente caráter ilibado de Átila esconde-se o mais atroz torturador. Seu passado é manchado pelo sangue dos que estão mais próximos.

Desde a infância, Eudes e Isabel foram submetidos aos mal-tratos de Átila, depois de ficarem sob sua guarda após perderem o pai ou a mãe de maneira suspeita.
Os dois “irmãos” nutriram, um pelo outro, certa empatia, muito pelo comum tratamento recebido, humilhações, violência física e psicológica; um controle total de suas vidas.

E por esse sofrimento em comum, Eudes e Isabel, já na idade adulta, passaram a ter conversas e a traçar planos aspirando à liberdade. Queriam se livrar da dominação do pai, que dirigia suas vidas para benefício próprio, os colocando em planos criminosos e aterradores.
Eudes já estava mergulhado até o pescoço nas sujeiras de Átila, sendo um joguete em todas as conspirações de poder do seu carrasco.

Resta saber se os irmãos terão força e perspicácia suficientes para vencerem o medo e enfrentarem o inimigo em comum. O controle psicológico estabelecido por Átila parece ser total, no entanto quando se estica demais a corda ela acaba arrebentando.



A história estabelece certa tensão através do suspense e da dinâmica do texto, que, em certos momentos, retroage ao passado e adiciona elementos mais fortes e chocantes sobre todos os abusos aplicados, principalmente ao Eudes.

O texto é, antes de tudo, um manifesto que dá visibilidade à questão da violência doméstica, tantas vezes negligenciada pelo poder pública e pela sociedade em geral.

O desfecho nos leva a pensar sobre os resultados da violência no comportamento humano, em como foi moldada a personalidade de todos aqueles que conviviam e estavam sob o jugo de Átila.

Gostei bastante da história e recomendo!


Nenhum comentário

Não saia sem deixar um recadinho pra nós!